Concurso Slideshare: A crise financeira em 30 slides

O assunto que toma os noticiários nos últimos dias é a crise financeira global, que para muitos de nós professores ainda é um tema fora da nossa realidade, mas em algum momento você vai precisa comentar isso com seus alunos. Um bom professor deve ter como característica a capacidade de explicar os mais diversos assuntos, por mais complexos que sejam para seus alunos, mesmo que não seja da sua área. Por isso, acredito que o concurso lançado pelo Slideshare.net é perfeito para professores e pessoas com boa capacidade de explicação.

O concurso é bem interessante e lida com apresentações em slides, que devem explicar de maneira clara e sucinta a crise econômica global.

nasdaq

As regras do concurso são simples, você deve em apenas 30 slides, usando quaisquer meios existentes nos slides, explicar a crise. Nesse ponto, você pode entender quaisquer meios, como sendo uma referência ao uso de ferramentas pictóricas e textuais para elucidar esse assunto.

A premiação do concurso é composta por um iPod Touch e iPods Nano, a lista completa de prêmios do concurso pode ser consultada no link indicado no início do artigo.

Se você quiser testar as suas habilidades na criação de apresentações eficientes, essa é uma excelente oportunidade e ao mesmo tempo um grande desafio. Pois, caso você não tenha percebido, a apresentação precisa ser desenvolvida em língua inglesa. Sim, para que o material possa ser julgado de maneira adequada, os textos usados na apresentação devem estar em inglês.

Quer uma dica sobre como começar a trabalhar no material? Sempre é importante lembrar-se de algumas diretrizes principais, para que o seu trabalho no PowerPoint fique facilitado:

  • A apresentação é baseada em um fato que já ocorreu, portanto faça uma pesquisa pelos fatos, para montar uma linha de raciocínio a desenvolver
  • Faça um pequeno rascunho da apresentação antes de começar
  • Use imagens que representem de maneira clara as emoções dos investidores e consumidores, nessas duas últimas semanas
  • É melhor investir em palavras chave, para explicar os acontecimentos, evite descrições

Sei que é difícil explicar essas coisas, apenas com o uso de slides, sem o apoio da oratória. Mas, imagine de você tivesse que fazer a mesma coisa, na sala de aula, apenas com o uso de quadro? Não seria a mesma coisa?

Eu estou reservando um tempo aqui para me inscrever e tentar uma colocação. Pelo menos, vale pela experiência!

Leave a Reply