Como usar fichas pautadas para ajudar em apresentações?

A tecnologia da informação hoje apresenta vários recursos e ferramentas para facilitar a vida de quem precisa fazer apresentações ou ministrar aulas, mas muitas vezes as soluções que envolvem o uso de artifícios “analógicos” ajudam a dominar a tecnologia. Uma das piores coisas que um palestrante pode fazer ao ministrar uma apresentação em slides é olhar freqüentemente, para a projeção dos slides e ler o texto.

Isso mostra com clareza para a platéia que a pessoa não domina ou se preparou para aquele momento.
Para evitar isso, você pode ensaiar antes da apresentação, levar pequenas colas em papel, ou até mesmo usar outro computador com um texto mais detalhado para se guiar na apresentação. Um recurso que gosto muito de usar são as chamadas fichas pautadas. Apesar de ser apenas um pedaço de papel, essas fichas podem literalmente salvar uma apresentação, em que o orador não conhece ou domina o assunto.

Cartões pautados

Em algumas ocasiões, essas fichas podem funcionar apenas como lembrete para histórias complementares ou exemplos, que precisam ser mencionados na apresentação, mas não devem ser publicados e exibidos nos slides. Por exemplo, ficaria estranho adicionar nos slides os lembretes “falar sobre ensino na internet”, “comente as vantagens do EAD” e outros tipos de lembrete que são direcionados apenas ao palestrante.

O mais interessante dessas fichas é que você pode encontrar esse material em praticamente qualquer papelaria, por preços bem acessíveis.

Quer usar esse tipo de recurso? Veja algumas dicas para aproveitar melhor esses cartões em apresentações:

  • Organize os cartões de maneira que seja fácil identificar o comentário do cartão, com o conteúdo dos slides
  • Coloque os cartões em ordem! Já vi muita gente se atrapalhar com os cartões, pelo simples fato do material estar fora de ordem na hora da apresentação.
  • Use canetas de ponta larga, para facilitar a leitura dos tópicos de relance. Na maioria das vezes uso canetas para desenho.
  • Não escreva textos longos, apenas lembretes nos cartões.
  • O conteúdo dos cartões é interessante para a audiência? Ofereça uma versão eletrônica do material, para que a audiência, ou seus alunos possam fazer uma cópia do material.

Só isso? Sim, o uso desse material é simples e não requer nenhuma técnica especial. Faça o teste, use alguns cartões nas suas aulas e não se esqueça de mais nada nas apresentações! Assim, você evita aquela terrível sensação de “eu deveria ter comentado aquele assunto”.

Leave a Reply