A tecnologia pode substituir os professores?

Hoje é dia do professor, gostaria de parabenizar a todos os colegas professores que acompanham o Blog e enriquecem a experiência dos visitantes, com comentários construtivos ou simplesmente enviando mensagens, concordando ou discordando de algum artigo ou assunto abordado aqui. Todas as participações são válidas e muito bem vindas, afinal de contas, todos sabem o quanto é importante para os professores a troca de experiências e o conhecimento de novas técnicas e metodologias, para melhorar a nossa vivência em sala de aula.

Parabéns a todos!

Um dos assuntos que mais abordo aqui no Blog é o uso de tecnologia como apoio à educação. Mas, será que um dia a figura do professor vai desaparecer? Ele será substituído pela tecnologia?

Professores e tecnologia

Na verdade, o professor sempre será figura essencial no processo de ensino. Por mais perfeitas que as novas tecnologias sejam apenas os professores com a experiência do contato humano e a percepção das dificuldades, que cada indivíduo tem, pode alcançar os objetivos educacionais de uma disciplina ou curso com eficiência.

Mas, isso não significa que a tecnologia não deve alterar de maneira drástica a maneira com que os professores trabalham e exercem seu ofício. Cada vez mais, será necessário que os docentes dominem as tecnologias de informação, principalmente no que se refere à comunicação usando a internet.

Se você quiser se preparar para um futuro dominado por tecnologias educacionais, comece entendendo um pouco mais sobre a internet, educação a distância, o funcionamento de um LMS como o Moodle e principalmente e principalmente experimente esses ambientes para estudar. Assim é possível fazer analogias, com a experiência que os seus próprios alunos devem vivenciar.

Eu mesmo, sempre que posso, estou estudando e lendo textos ou vídeos educacionais no celular. O objetivo é aprender os conteúdos e ao mesmo tempo avaliar o ambiente, para propor soluções educacionais com esse tipo de tecnologia.

Leave a Reply