Como elaborar apresentações em slides apenas usando texto?

A principal regra que tento sempre seguir, quando estou tentando elaborar uma apresentação em PowerPoint é; sempre usar imagens ao invés de palavras. Essa regra tem se mostrado muito eficiente tanto nas minhas aulas como nas apresentações para professores, quando preciso falar sobre tecnologia educacional. Mas, será que não possível elaborar uma boa apresentação em slides, apenas usando texto? Ainda acho uma apresentação baseada em imagens, muito mais atraente para a platéia e mais fácil de ser apresentada. O uso de muito texto é cansativo e deixa as pessoas com pouco ou nenhum interesse pela apresentação.

Mas, não são todas as pessoas que pensam assim. Uma apresentação muito interessante no slideshare, aborda o uso de texto como o meio principal para elaborar uma apresentação. Funciona? Da maneira como a apresentação foi elaborada, fica pouco ou quase nenhum espaço para a utilização de imagens:

Presenting with text
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: presentation design)

Repare que a apresentação é muito eficiente em apresentar o conceito principal abordado, que é o uso de textos para substituir as imagens na apresentação. Como ele consegue isso? O segredo de tudo é o domínio da tipografia e da correta aplicação de tamanhos e cores nas fontes. O autor da apresentação não se envergonha de usar várias fontes e cores.

Isso não é muito recomendado em apresentações mais sérias, realizadas dentro de empresas ou para defesas de trabalhos acadêmicos com avaliadores mais conservadores, mas de maneira geral é uma solução criativa para evitar o uso de imagens.

O problema em usar imagens é exatamente a seleção desse material gráfico, para uso nas suas apresentações. Por mais dicas de locais e bancos de imagem que você possa ter, sempre será um desafio localizar a imagem que passe a idéia do que você está tentando passar na apresentação.

O mais correto mesmo é seguir o que diz a apresentação em textos, tente sempre passar idéias e conceitos nos slides, seja com quaisquer meios escolhidos por você para a apresentação.

Apesar de ser um ótimo exemplo de apresentação, acredito que o modelo com uso intensivo de imagens ainda é o mais apropriado para a maioria dos casos. Use imagens para não errar!

Leave a Reply