Dicas de produtividade na criação de Slides em PowerPoint para educação

O uso do Powerpoint como ferramenta base para construção de material educacional, principalmente nos cursos a distância é muito controverso. A maioria das pessoas ainda acha essa à melhor solução, por ser rápida e não envolver grandes investimentos em treinamento e adaptação. Afinal de contas, a grande maioria dos professores conhece, mesmo que superficialmente o funcionamento do Powerpoint. Em minha opinião, usar o Powerpoint como referência em cursos a distância é um grande erro! Até mesmo as famosas apresentações narradas, que são criadas com o uso de softwares como o Camtasia, acaba sendo um dos fatores que fazem os alunos desistirem da aula, antes do seu término.

Esse tipo de apresentação dificilmente supera a dinâmica e apelo de uma aula ou palestra presencial.

Mas, se o seu objetivo é criar apresentações para aulas e palestras presenciais, o Powerpoint ou sistemas online semelhantes, ainda constitui a melhor opção. Se você quiser melhorar a sua produtividade, na criação dessas aulas e apresentações no Powerpoint, encontrei um ótimo artigo escrito por Tom Kuhlmann, o artigo se chama dicas de produtividade para criar apresentações no Powerpoint, para aulas a distância. Sei que isso contradiz um pouco o que acabei de mencionar no primeiro parágrafo, mas é a opinião dele.

Como o artigo está hospedado em um blog que incentiva o uso do Articulate, que é um software de autoria para apresentações e palestras online, baseadas no Powerpoint, acho que ele não pode ser contra o uso de slides em aulas online!

Microsoft Powerpoint 2007

O artigo lista algumas dicas já conhecidas pelo pessoal de design gráfico, acostumado a elaborar material no Corel Draw ou Illustrator, mas pode ser muito útil para professores e palestrantes sem experiência com criação de material visual.

Eu mesmo já uso algumas das dicas que o Tom passou no artigo, devo confessar que as dicas são simples, mas ajudam a acelerar o processo de criação mesmo:

  1. Quando começar a criar uma apresentação no Powerpoint, insira todos os elementos gráficos de uma só vez na apresentação. Você pode perder muito tempo, localizando arquivos e inserindo por demanda as imagens e cliparts
  2. Mantenha as imagens e cliparts sempre ao redor dos slides, para que eles estejam sempre próximos no momento que você precisar deles
  3. Sempre que for necessário realizar alguma edição mais complexa em um elemento, crie um slide “curinga”, para editar esse material mais complicado. Isso é útil na organização das camadas do slide também
  4. Use a opção de “Ocultar Slide” para manter esse slide curinga na apresentação, mas fazer com que ele não seja exibido na apresentação

Esse é um resumo das dicas apresentadas no artigo, recomendo uma visita ao texto original para conhecer mais dicas de produtividade e assistir uma apresentação online do autor.

Leave a Reply