Repositório de objetos de aprendizagem do ministério da educação

Todos que trabalham com educação, sabem que trabalhas com o ministério da educação pode ser uma experiência controversa, principalmente se você trabalha em uma instituição de ensino particular. Mas, esse artigo não é sobre os benefícios e maléficos impostos pelo ministério, mas sobre um projeto sob a tutela deles, para oferecer um excelente repositório de objetos educacionais, para que qualquer educador ou designer instrucional interessado em utilizar o material, nas suas aulas possa fazê-lo sem maiores problemas.

Mas, o que são objetos de aprendizagem?

Caso você não conheça os objetos de aprendizagem, saiba ele esse tipo de elemento educacional é o “santo-graal” do design instrucional e o sonho de qualquer instituição de ensino, que começa a trabalhar com esse conceito. O funcionamento é simples, você cria um objeto que pode ser um conjunto de textos, animação multimídia, vídeo ou infográfico. O processo de criação deve levar em consideração que o objeto deve funcionar como uma unidade de aprendizado independente, quase como se fosse um curso isolado.

Pode parecer complicado, mas depois que você se acostuma com o conceito fica mais claro. Para os que não têm experiência com o desenvolvimento desse tipo de elemento educacional, o repositório de objetos de aprendizagem do Mec, pode ser um pontapé inicial no seu entendimento.

Animal Cell

Depois de visitar o sistema pela primeira, vez, você vai perceber que lá é possível encontrar objetos divididos em várias categorias, como:

  • Objetos de aprendizagem para o ensino fundamental
  • Objetos de aprendizagem para o ensino médio
  • Objetos de aprendizagem para o ensino profissional
  • Objetos de aprendizagem para o ensino superior

As categorias separam e organizam os objetos de aprendizagem por nível de complexidade e dificuldade. Um dos aspectos positivos do material que é publicado lá, é que quase tudo está disponível sob uma licença Creative Commons, de maneira muito semelhante ao que acontece no Domínio Público, também mantido pelo Governo Federal.

Como o material está com esse tipo de licença, qualquer professor interessado em usar o material, não deverá encontrar maiores restrições e problemas com direitos autorais, para usar o material na suas aulas.

Existem até mesmo algumas imagens que usam estereoscopia, permitindo que alunos usando aqueles óculos especiais, com lentes coloridas, visualizem uma imagem em três dimensões.

One Response to “Repositório de objetos de aprendizagem do ministério da educação”

  1. Fabiano Couto Corrêa da Silva on October 3rd, 2008 at 10:10 am

    Salve, Allan!

    Muito interessante essa iniciativa do MEC.

    Percebi que utilizam o Dspace – um repositório digital com a versão em português diponibilizada pelo IBICT. O download é gratuito no site http://dspace.ibict.br/

    Pretendo instalar aqui na FURG, servindo como portal para circulação da produção acadêmica. Nesse sentido, a UNESP está bem adiantada: http://www.acervodigital.unesp.br:8080/xmlui/

    Abraços,
    Fabiano

Leave a Reply