Como cativar à audiência em uma apresentação usando o PowerPoint?

Uma das habilidades que considero fundamentais para qualquer professor ou pessoa envolvida com treinamentos, sejam eles acadêmicos ou corporativos é o domínio das técnicas para fazer uma boa apresentação. Mas, não apenas a parte da oratória e sim a criação e utilização de Slides no PowerPoint ou outra ferramenta qualquer, como apoio para expor idéias. Ainda lembro-me da primeira banca em que fui avaliado para ministrar aulas, em que os avaliadores apenas pediram uma aula no quadro, para determinar se a minha capacidade em organizar as informações era boa.

Quer saber o quanto do quadro é uso hoje para aulas ou apresentações? Quase nada.

Claro que numa eventualidade, a apresentação pode ser feita sem o uso do PowerPoint, mas é muito mais comum e fácil hoje em dia usar slides. Por isso, estou sempre me informando e procurando referências, sobre como organizar e criar boas apresentações usando slides.

Al Gore's chart of rising CO2 levels

Dentre essas referências, o guru das apresentações Guy Kawasaky que é o criador da regra 10-20-30 para apresentações em PowerPoint, é uma excelente fonte de informações e dicas para essas apresentações.

Ele acabou de publicar no Blog Open Forum, uma ótima entrevista com a autora e sócia de uma empresa especializada em oferecer serviços relacionados com apresentações. Para ser mais exato, o negócio deles é criar apresentações cativantes, em termos de design e organização. A entrevistada se chama Nancy Duarte, que recentemente lançou um ótimo livro sobre design e criação de slides.

A entrevistada presta serviços para pessoas como Al Gore e o Google. Então, você pode perceber o quanto ela deve conhecer sobre o assunto. Recomendo a leitura do material para todos os colegas professores, ou pessoas interessadas em melhorar a suas habilidades em criar apresentações em slides.

Veja algumas das perguntas que ela responde na entrevista:

  • Porque motivo a maiorias das apresentações são ruins?
  • Como alguém pode identificar algum problema de comunicação na apresentação?
  • Qual a melhor técnica para criar uma boa apresentação?
  • Como uma pessoa pode conhecer melhor e adaptar a apresentação para um público alvo?
  • Qual a melhor tecnologia para uma boa apresentação?
  • Como uma apresentação em PowerPoint pode ser feita em equipe?
  • Como ela deve ser apresentada?
  • Quais os pontos chave para uma boa apresentação?
  • Qual o tempo ideal para fazer uma apresentação?
  • Qual o tempo ideal para uma platéia entender os textos de um slide?

Essas são algumas das perguntas da entrevista. Como você pode perceber as perguntas não estão relacionadas com modelos de slides usado no PowerPoint, mas sim na maneira com que você apresenta.
Mesmo estando em inglês, recomendo a leitura da entrevista!

Leave a Reply