Google Docs Presenter: Mais ferramentas e opções no aniversário do sistema

As ferramentas de produtividade online são uma séria ameaça para os pacotes de escritórios (Microsoft Office), pois permitem que um usuário utilize o sistema sem nenhum custo, desenvolvendo suas atividades sem a necessidade de comprar ou instalar nenhum software no seu computador. Até hoje, nunca recomendei a ferramenta de apresentações do Google Docs para nenhum colega professor, pelo simples fato da ferramenta ainda ser muito simples. Qualquer professor ou palestrante acostumado com o PowerPoint, Impress ou Keynote percebe imediatamente as limitações do sistema.

Mas, aos poucos a equipe do Google está adicionando novas opções e funcionalidades para melhorar a usabilidade e permitir ainda mais produtividade no sistema. Com o aniversário de 1 ano do Presenter, algumas novidades foram adicionadas a ferramenta, que começa a chamar a atenção. Essas novidades foram divulgadas nesse post do blog oficial da equipe que mantém e cuida do Docs.

Google Docs Apresentações PowerPoint

Entre as novidades, podemos destacar:

  • Redesign da interface
  • Possibilidade de alterar a ordenação dos elementos nos slides
  • Ferramenta de Zoom nos slides
  • Possibilidade de usar o CRTL+Z para desfazer ações

Todas essas alterações são relativamente simples, mas adicionam muita produtividade ao sistema. Repare na última melhoria, antes era complicado desfazer uma edição equivocada.

Mesmo que você nunca tenha usado esse tipo de sistema online, recomendo que faça um teste com ele. Já estou usando a minha conta no Google Docs para armazenar os slides das minhas aulas, podendo inclusive disponibilizar um endereço para que os meus alunos possam acessar os slides, diretamente da web.

Outra possibilidade fantástica é no trabalho colaborativo, pois o sistema permite que um professor possa editar e compartilhar uma apresentação em slides com outra pessoa. Por exemplo, se em uma instituição de ensino vários professores ministram a mesma disciplina, os mesmos podem elaborar os slides para as aulas, usando o sistema. Assim, sempre é possível fazer uma revisão do conteúdo, que todos possam receber e usar nas aulas.

Em instituições que disponibilizem acesso a internet nas salas de aulas, o professor pode até mesmo usar a apresentação existente no sistema.

Se você tem uma conta no Google, seu Google Docs está automaticamente configurado.

Leave a Reply