Novas ferramentas para educação a distância: Youtube agora com legendas!

Sim, como o título desse artigo sugere o maior sistema de compartilhamento de vídeos do mundo o Youtube, agora permite que os seus vídeos mostrem legendas. Qual o impacto disso para ambientes que usam vídeos como ferramenta para educação? O impacto é total! Se você é professor universitário, deve saber que o conhecimento da língua inglesa é uma grande barreira para a maioria dos alunos, fazendo com que muito material fantástico disponível no Youtube fique de lado, na seleção de conteúdos para aulas a distância.

Com a possibilidade de inserir legendas nos vídeos a coisa muda de figura. Agora, os próprios professores podem fazer as próprias legendas dos vídeos, assim seus alunos e outras pessoas podem se aproveitar desse material de maneira mais rápida e eficiente.

Os professores ficam responsáveis pelas legendas? Será que isso vai funcionar? Não estou colocando em xeque o conhecimento dos docentes, mas ainda vejo muita gente torcer o nariz, quando o assunto é colaborar com projetos comunitários. Por exemplo, será que um professor da área de saúde colocaria legendas em um vídeo que mostra procedimentos médicos? Permitindo que esse material fosse colocado nas suas aulas EAD, mas também que fosse usado pela “concorrência”?

Eu sinceramente espero que sim, afinal o conhecimento deve ser compartilhado e não teríamos essa grande gama de informações na internet, caso várias pessoas tivessem interesse em compartilhar conteúdos de maneira gratuita, apenas pelo fato de ajudar.

Se o vídeo não tiver legendas, ainda é possível usar o mesmo para aulas EAD? Claro que sim, mas o professor ou tutor a distância precisa tomar alguns cuidados. Primeiro é verificar se o vídeo pode ser inserido no ambiente Moodle ou no LMS da instituição, isso pode ser verificado de maneira fácil com a disponibilização de um código em HTML, disponível na maioria das páginas de vídeo, mas que é desabilitado em alguns vídeos.

Com o código selecionado, o professor ou equipe responsável pelas aulas na internet precisa apenas inserir o código em uma página Web, ou recurso semelhante no seu LMS. No meu caso, sempre recomendo aos professores que queiram usar vídeos como apoio educacional, fazer uma apresentação do material para os alunos e depois uma conclusão.

Na maioria dos casos, os vídeos existentes nesses sistemas e que podem ser usados para aulas, não apresentam legendas. Então o professor faz uma introdução em texto, sobre o que será visualizado pelos alunos e depois uma conclusão. Assim não resta dúvida ou problemas de interpretação por parte dos alunos.

Esse método de explicar o conteúdo em texto, ainda deve ser muito utilizado. Pelo simples fato que o texto fica disponível de maneira restrita, no LMS da instituição de ensino, enquanto a legenda é disponibilizada para todos os usuários do Youtube.

Para saber mais sobre o recurso, leia o anuncio oficial no Blog do Youtube.

Espero que esse comportamento mude aos poucos, e que todas as pessoas possam aproveitar conteúdo científico baseado em vídeo, para várias línguas.

One Response to “Novas ferramentas para educação a distância: Youtube agora com legendas!”

  1. Pois é, o everyzing.com (http://search.everyzing.com/) já fazia há uns dois anos, extraindo o texto de vídeos e podcasts de várias fontes. Não sei pq nunca emplacou por aqui.

Leave a Reply