Atividades e avaliação no Moodle: Como planejar avaliações e exercícios na internet?

Quando uma instituição de ensino começa a usar o Moodle, como ferramenta de apoio ao aprendizado a distância, muitos dos professores e tutores envolvidos no processo de ensino eletrônico, ficam em dúvida sobre o processo de aulas e atividades na internet. O Moodle oferece uma série de ferramentas para que os tutores e professores possam realizar atividades e avaliações na internet como fóruns e questionários. Dentre essas opções as mais utilizadas são o fórum, questionário e tarefas de envio de arquivo.

Qual o motivo? O motivo para escolher essas opções como base das atividades online é o seu conhecimento prévio.

Na maioria dos casos, as pessoas envolvidas no processo já conhecem ou tiveram experiências com esse tipo de atividade. Por exemplo, o uso de fóruns é bem comum na internet, por isso acaba sendo escolhido como um dos tipos de atividade.

117/366 - late night homework

Quais os cuidados para trabalhar com cada uma dessas atividades?

Como na maioria dos casos, as instituições de ensino que usam o Moodle pelas primeiras vezes ficam com dúvidas, sobre os critérios que devem ser utilizados na condução dessas atividades, resolvi fazer uma breve descrição dos cuidados com cada uma dessas atividades.

Os designers instrucionais que trabalham com o Moodle, devem tomar muito cuidado com o uso e planejamento de cada uma dessas atividades, para evitar surpresas:

  • Fórum: Essa atividade funciona de maneira muito semelhante a um chat, mas as mensagens e a conversa entre os participantes acontecem de maneira assíncrona. O professor deve tomar cuidado com a quantidade dos fóruns, pois os mesmos demandam acompanhamento regular do tutor, para evitar desvios desnecessários na discussão. Uma vantagem no uso de fóruns no Moodle é que as melhores mensagens dos alunos podem receber notas, para incentivar discussões mais relevantes ao assunto abordado.
  • Questionário: Uma das ferramentas mais poderosas do Moodle para realização de exercícios é o módulo de questionário. Com ele o tutor pode elaborar questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, associação e muitas outras. A grande vantagem desse módulo é que os exercícios são corrigidos de maneira automática pelo sistema. Se você tem turmas grandes, esse tipo de ferramenta auxilia de maneira fantástica na correção de exercícios.
  • Tarefas: Outro tipo de atividade que pode envolver o envio de um arquivo, resultante de uma pesquisa ou até mesmo a edição online de um texto. Na maioria dos casos, esse tipo de atividade é tem como objetivo para recolher conteúdos textuais produzidos pelos alunos.
  • Wikis: Se o trabalho realizado pelos alunos é em equipe, o uso de Wikis pode ajudar muito na organização da atividade. Se você não lembra, já escrevi alguns textos interessantes sobre Wikis aqui no Blog.
  • Lição: Tipo de tarefa semelhante a um jogo, em que o aluno precisa passar por várias páginas até chegar ao final da lição. Para saber mais sobre as lições do Moodle, visite esse link.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis no Moodle para atividades, pois a quantidade real de atividades é bem maior.

Espero que essa pequena lista, com explicações resumidas do funcionamento de cada atividade, possa ajudar algum designer instrucional ou tutor na elaboração de tarefas e exercícios na internet.

Agora você já sabe o objetivo de cada uma dessas tarefas.

4 Responses to “Atividades e avaliação no Moodle: Como planejar avaliações e exercícios na internet?”

  1. Olá Alan!

    Seu Blog é fantástico! Parabéns!

    Bom, estava lendo seus posts sobre LMS e tenho uma curiosidade. E se uma empresa quiser montar um curso em que o aluno logo que fizer a sua matrícula possa começar a estudar, ou seja, não haverá turmas, mas sim alunos estudando individualmente e interagindo apenas com o tutor (modelo de tutoria pró-ativa). O Moodle ainda seria a melhor opção de plataforma para esse caso?

    Um abraço!

    Jane

  2. Olá Jane,

    Fico feliz que você esteja gostando!

    Bem, o Moodle também pode ajudar nesse tipo de situação. Existe um tipo de curso nele, chamado de Fórum Social que é exatamente o que você está procurando.

    Abraços

  3. Olá Allan,
    Continuando sobre Fórum Social, o que observei é ele é um grande fórum onde tanto professou como alunos pode postar… é só isso mesmo?
    No caso do comentário da internauta, seria um estudo apenas por discussões?
    Acho que não entendi muito bem quais as aplicações reais desse fórum social.
    Obrigado

  4. Prof Marcos Mendes on July 28th, 2009 at 1:45 am

    Só para lembrar, no momento de configurar um Forum no Moodle, ele permite vários tipos de Fórum.
    Importante escolher bem este tipo de Fórum de forma q se obtenha sucesso na avaliação

Leave a Reply