Produção de gráficos e ilustrações no design instrucional

Um designer instrucional é um profissional que aceita desafios, que literalmente o fazem reaprender tudo que ele sabe. No seu trabalho diário, esse designer especializado em projetar material educacional e cursos, encontra disciplinas e áreas do conhecimento que não domina, mas mesmo assim precisa encontrar maneiras e idéias para ensinar e facilitar o aprendizado. Dentre essas áreas que exigem muito do designer está a de saúde, que na maioria das vezes apresenta material caro e complexo. Por exemplo, no ensino de genética ou outros processos celulares, o processo de aprendizagem em ambientes eletrônicos geralmente requerem o uso de animação ou vídeos, para ilustrar melhor o procedimento.

O desafio do designer é encontrar sempre a melhor maneira de demonstrar as informações, de uma determinada disciplina ou curso. Para ajudar os que precisam passar por esse tipo de desafio, encontrei um artigo muito interessante, publicado por um designer chamado Tim Showers.

Obama Nomination Speech Wordle

O texto que ele publicou é intitulado “Estratégias de visualização para imagem e texto“.

Como o próprio título menciona você não encontrará nenhuma referência a visualização de dados em animação ou vídeo, mas como esse tipo de material é muito caro para se produzir, pode ser até melhor conhecer os meios tradicionais de representação.

Além de mencionar os vários tipos de estratégias para visualização, o autor indica vários recursos na internet que permitem criar alguns dos tipos de visualização de informação recomendadas por ele. Essas são algumas das suas recomendações:

  • Nuvem de tags
  • Wordles
  • Diagramas com espectros de palavras
  • Diagramas de contraste
  • Mapas orgânicos literários
  • Árvores de palavras
  • Diagrama de documento em arco
  • Análise de transcrição
  • Diagramas de sentença direta

Dentre todos os tipos de estratégias, gostei muito da árvore de palavras e da análise de transcrição. Uma coisa em comum entre os métodos apresentados, todos eles são destinados a palavras na sua maioria, poucos se aplicam em figuras e fotografias. Mesmo assim, qualquer conceito ou gráfico inserido em slides do PowerPoint, pode ganhar mais significado com esse tipo de material.

Se você estava procurando por idéias para trabalhar melhor as suas apresentações ou material educacional, essa pode ser uma ótima oportunidade de aprender novas técnicas.

One Response to “Produção de gráficos e ilustrações no design instrucional”

  1. Thanks for featuring my image. See more at: http://www.flickr.com/photos/nullalux/sets/.

Leave a Reply