Uma imagem vale mais que mil palavras em educação também!

Qual a melhor maneira de elaborar material educacional? O designer instrucional deve mostrar aos alunos, mais material textual ou visual? Uma coisa é certa na nossa sociedade, as pessoas preferem muito mais o material visual, pela sua fácil interpretação e pouca demanda de raciocínio. O mercado publicitário sabe usar isso muito bem, muito dificilmente veremos algum tipo de anuncio publicitário de massa, envolvendo apenas material textual. Apesar da missão dos educadores, seja a de incentivar o hábito da leitura nos alunos, quem trabalha com ambientes eletrônicos de aprendizagem, encontra mais um desafio.

O uso intenso de material textual, força o aluno a ler o material, mas por outro lado é péssimo para leitura em ambientes eletrônicos. O uso de material audiovisual rico é bom para o lado do aprendizado, mas contribui para a degradação do hábito da leitura. Como resolver isso?

Reading Skills in the Computer Lab

Como de costume, a melhor opção aqui é usar o bom senso. Uma mescla das duas metodologias é a melhor opção. Essa semana mesmo tive a oportunidade de receber aqui na faculdade um material para consulta de uma empresa especializada em produzir, material para ambientes EAD. Todo o material era baseado apenas em texto!

Sim, imagine um material educacional que usa um meio altamente multimídia como a internet, mas baseado apenas em texto! Nenhuma imagem ou vídeo é usado. A taxa de evasão em cursos EAD é muito alta, esse tipo de material só contribui para que esses índices aumentem ainda mais. Quando um aluno procura um curso EAD, ele quer acima de tudo, material de consulta e auto-estudo que possa ser de fácil entendimento e que permita rápida assimilação.

O uso do computador como ferramenta de aprendizagem justifica o uso de muito mais material visual. Na sala de aula presencial isso é limitado, para que fosse possível usar essa estrutura, cada aluno precisaria de um notebook ou PC sobre a sua mesa, mas sabemos que no Brasil isso é inviável para a maioria.

Hoje não deixo nenhuma dica, sobre a produção desse tipo de material, mas é sempre importante lembrar que ao produzir conteúdo para aulas na internet, faça valer o poder do ambiente utilizado. Se o objetivo é usar mesmo o computador, aproveite um mínimo que ele tem a oferecer! Adicione imagens e vídeo ao texto, pode ser até do Youtube mesmo!

Leave a Reply