Apple Keynote: Melhor ou pior que o PowerPoint?

Sempre que precisei fazer algum tipo de apresentação usei o Powerpoint ou Impress, pois essas são as ferramentas que mais se usam para palestras e aulas. Mas, desde que tive a oportunidade de assistir uma apresentação realizada usando o Keynote da Apple, fiquei curioso para conhecer melhor o funcionamento dessa ferramenta. A Apple é famosa pela usabilidade e facilidade das suas ferramentas, mas para usar o Keynote existe uma pequena barreira, ele só funciona no Mac OS X, o sistema operacional que roda nos iMacs e MacBooks.

Bem, já faz quase 1 mês e meio que estou usando essa ferramenta para adaptar algumas das minhas aulas e palestras. O resultado é fantástico! Mesmo com uma grande evolução, no que diz respeito aos gráficos o Powerpoint 2007 ainda não chega perto de alguns dos efeitos do Keynote.

Quer saber quais são? Assista ao vídeo para conhecer alguns deles:

Ainda existem pequenos detalhes que fazem você pensar, porque isso não existe no PowerPoint? Veja que grande sacada. Ao iniciar uma apresentação usando datashow ou projetor, a tela do apresentador não passa o slide que está sendo exibido.

A audiência assiste sem nenhum problema aos slides, mas o apresentador fica com uma tela composta por dois slides e dois relógios. O palestrante visualiza o slide atual e o próximo slide da apresentação, assim como um relógio que marca o tempo total da apresentação e outro com o tempo gasto no slide atual. Isso é simplesmente fantástico!

Muitas vezes quando fazemos apresentações, o tempo gasto em cada slide fica difícil de mensurar, consequentemente uma mesma apresentação feita em circustâncias diferentes pode ter tempo distoante do necessário. Com isso, o apresentador tem uma boa idéia, se pode ou não correr com o assunto ou se aprofundar ainda mais na abordagem.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Apple Keynote

Isso é ótimo para palestrantes e professores.

Assim que conseguir adaptar mais das minhas apresentações, começo a falar mais sobre como essa ferramenta pode ajudar palestrantes e professores, na melhoria das suas respectivas aulas.

Só um detalhe, o Keynote faz parte do pacote iWork da Apple, que ainda estou avaliando. Mas, muito provavelmente devo comprar o software! Ele é muito bom.

Leave a Reply