Dicas para pesquisa de conteúdo em texto para aulas

Agora que já publiquei um texto sobre pesquisa de material multimídia para revisão de planos de aula, agora é hora de falar sobre material textual. Nesse ponto podemos usar a mais recente onda “social” da internet e usar a colaboração online a nosso favor. Isso mesmo, ainda hoje quando falo sobre redes sociais com alguns colegas professores, os mesmos ficam surpresos com a quantidade de pessoas que compartilham e classificam informações na internet, tudo de maneira gratuita. Eu mesmo costumo dizer para os meus colegas que vou colocar a minha “equipe” para pesquisar conteúdo.

365.018 Lesson Planning

Bem, vamos às dicas! As redes sociais que mais utilizo para pesquisar conteúdos para as minhas aulas são as seguintes:

  • del.icio.us: Rede de favoritos sociais, em que usuários podem armazenar web sites e links sobre qualquer assunto. Quando alguém armazena um determinado link, pode atribuir a esse endereço palavras chamadas tags, que facilitam a busca por links de interesse comum. Por exemplo, uma pesquisa por Moodle no sistema, retorna os web sites e links armazenados por todos os usuários que tenham relação com o Moodle. Qualquer professor ou pesquisador, precisa conhecer e dominar o uso do del.icio.us, ele é indispensável na pesquisa assim como o próprio Google.
  • Slideshare: Ótima rede social sobre apresentações! Qualquer pessoa pode fazer o upload de uma apresentação produzida no PowerPoint e ela fica disponível para consulta e algumas até para download. Seria o Youtube das apresentações.

Essas são redes em que usuários como eu e você alimentam e classificam conteúdos na internet. Outro meio poderoso de selecionar conteúdo é com o próprio Google. Muita gente sabe apenas digitar o assunto pesquisado na caixa de busca e espera encontrar os links.

O Google disponibiliza muitos recursos para refinar as suas buscas. O domínio desses recursos, chamados de operadores de busca é fundamental para qualquer professor! Sem um bom mecanismo de busca na internet, a nossa capacidade de encontrar conteúdos e dados na internet fica muito limitada.

Por exemplo, se você quiser encontrar dados estatísticos sobre um determinado assunto, para uma apresentação, como você faz? Quem domina os operadores, pode usar um simples filetype e procurar por arquivos PPT e vai encontrar apresentações feitas por outras pessoas, que podem conter os dados que você procura. Está vendo como esse recurso é poderoso?

Como aprender a usar esses operadores? Para quem se interessar, a Wikipédia tem uma lista interessando dos operadores avançados, assim com dicas de como usar os mesmos.

Espero que com essas dicas, você consiga atualizar o seu plano de aula, com mais recursos e melhore suas apresentações.

2 Responses to “Dicas para pesquisa de conteúdo em texto para aulas”

  1. Olá td bem?

    Sou o prof. Roberto Carlos, articulador de labinfo de uma escola estadual de Sergipe. Adorei as informações passadas, já utilizo na minha vida profissional variados ambientes de Internet para fazer cursos, participar de discussões em fóruns, blogs e etc. Infelizmente uma minoria de professores conhecem os poderosos recursos que a REDE proporciona, mas nós que estamos por dentro, temos que socializar as informações e estimular o uso e aplicabilidade desses recursos e suas potencialidades. OBS.: Interessante as informações sobre o Google. Gostaria de complementá-las divulgando o end. do Blog que contrui chamado “Tutoriais Pedagógicos do Prof. RC” que traz vários tutoriais de aplicação dos recursos do PC e da Internet na escola. Em breve estarei postando o 1º tutorial sobre o potencial do mecanismo de busca GOOGLE. Vale a pena conferir e divulgar!

    Abraço!!!

  2. Maria Aparecida on July 29th, 2008 at 11:09 am

    Gostei bastante do texto pois sendo eu de geração anterior ao computador e estando aprendendo agora a lidar com todos os recursos que ele nos proporciona, sempre que temos informações de uma melhoria de aprendizado vale a pena absorvê-las.
    Parabéns pelo artigo e pelo seu compartilhamento com todos.

Leave a Reply