Como o projeto de um curso a distância pode influenciar seu desempenho?

Todos que trabalham com educação estão cientes que a atividade de tutoria a distância não é fácil, por vários motivos. Dentre eles o próprio projeto do curso em que o tutor atua, pode ser um complicador para a sua experiência. Depois de alguns semestres trabalhando junto de tutores e fazendo projetos de cursos, percebi que a experiência do tutor no curso tem influencia direta sobre o uso do material do curso e dos objetivos claros de cada módulo, que devem estar presentes no projeto do curso também.

Como fazer um curso que potencialize o trabalho do tutor? É só seguir algumas regras de simples de design instrucional, que a interação fica mais clara.

Ruth online

Muita gente ainda baseia o treinamento do tutor, no uso eficiente das ferramentas de comunicação da internet, como fóruns e e-mail. Isso é importante sim, mas eles são apenas o instrumento de comunicação que será usado para atingir um objetivo claro.

Esse objetivo que mencionei é um dos pontos chaves da experiência! A definição de objetivos claros para o aluno é uma premissa fundamental no design de qualquer ambiente de educação a distância, seja com qualquer sistema ou nível. O aluno deve ter muito claro na sua mente; o que eu vou aprender?

Se isso não estiver claro para o tutor, então temos distorções terríveis no processo de aprendizado. Também sei que muita gente gosta de colocar objetivos com o famigerado verbo “conhecer”. Sempre que preciso escrever um projeto, evito usar esse verbo, pelo simples fato dele abrir possibilidade para interpretações subjetivas, que geralmente resultam em aprendizagem superficial dos assuntos abordados.

Como fazer? Escreva os objetivos começando com esses verbos:

  • Dominar…
  • Ser capaz de…
  • Utilizar…
  • Aplicar…

Todos esses verbos denotam aplicações práticas do conhecimento e geralmente deixam pouca margem para interpretações subjetivas.

Com os objetivos bem definidos, você deve colocar esse texto em todos os lugares possíveis do seu LMS! Sim, os alunos devem saber isso de cabeça, assim como os tutores! Até para fins de avaliação do seu desempenho no curso, se o aluno perceber que não conseguiu o objetivo, ele pode concluir que o curso não foi bom.

Outro ponto importante, a qualidade do material do curso deve ser suficientemente boa apara auxiliar o trabalho do tutor. Sem material de qualidade para apoio ao aprendizado, não há tutor que consiga fazer milagre com os alunos.

Se os objetivos do curso estiverem bem definidos, você pode até mesmo pedir ao tutor para indicar textos complementares, para auxiliar no aprendizado dos alunos.

Com esses dois pontos bem definidos, e um planejamento prévio de prazos e ações de interação, o trabalho de qualquer tutor fica muito mais fácil!

One Response to “Como o projeto de um curso a distância pode influenciar seu desempenho?”

  1. Dani Guimarães on August 4th, 2008 at 8:19 pm

    Muito bom o txt!
    Penso ser interessante observar o tutor como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, capaz de contribuir para que os alunos construam o conhecimento e forma colaborativa.
    Para tal, é imprescindível a adoção de uma linha pedagógica, aplicada na EAD, de foma a não reproduzir a educação convencional.
    Abs.

Leave a Reply