Como o estudo da cognição pode ajudar suas apresentações em PowerPoint

Hoje vou falar sobre mais uma ferramenta ou conjunto de regras para apresentações em PowerPoint ou qualquer outro software, que seja baseado em slides. Sempre que posso, menciono aqui no Blog as regras do 10-20-30 e o método batizado de Pecha Kucha. O primeiro tem caráter empresarial e é focado em eficiência e rapidez, o outro é mais um evento cultural, mas que também ajuda a acelerar apresentações seqüenciais. Alguma dessas técnicas tem embasamento científico? Na verdade não, pelo que conheço não existem pesquisas que comprovem a sua eficácia, apenas a prática.

Existe algum estudo científico, com objetivo de melhorar as apresentações em slides? Felizmente sim, depois de procurar por esse tipo de material, encontrei um estudo de um pesquisador de Harvard chamado Stephen M. Kosslyn que aborda o uso da cognição para melhorar as nossas apresentações.

Man's Brain

Caso você esteja interessado no estudo, um sumário das quatro regras criadas pelo pesquisador pode ser encontrado aqui.

O que dizem essas regras? O estudo resultou na criação de quatro regras para ajudar nas apresentações, que listo a seguir:

  • Regra de Goldilocks: Essa regra determina que o apresentador ou palestrante não deva apresentar mais informações que as necessárias, apenas o suficiente para deixar a sua apresentação clara. Por exemplo, ao apresentar dados históricos, mostre um sumário apenas com o que será abordado.
  • Regra de Rudolph: O objetivo dessa regra é demonstrar como o destaque das informações é importante, o contraste entre informações importantes no slide pode ser decisivo na fixação de uma idéia ou informação pela audiência. Por exemplo, caso um valor ou texto seja importante na apresentação, formate essa informação de maneira diferente, com cores e fontes que destaquem o conteúdo.
  • Regra dos quatro: Aqui temos uma regra muito importante, que determina com sendo quatro o limite de informações simultâneas que o cérebro humano pode processar simultaneamente. Essa informação eu desconhecia, mas podemos contextualizar isso como aqueles famosos slides em apresentações, que apresentam muito texto repleto de informação, passando facilmente dos quatro itens.
  • Regra das penas: Sim, o nome é engraçado, mas a regra é muito interessante. Ela diz que você deve agrupar as informações de uma apresentação em grupos. Use cores ou organize a seqüência de maneira que as informações possam ser percebidas, como estando em ordem para melhor entendimento.

Essas regras são muito interessantes, apesar dos nomes esquisitos. Mesmo que indiretamente, eu já aplicava algumas dessas regras. Mas pretendo tomar mais cuidado e tentar aplicar a regra dos quatro com mais cuidado.

E você? Qual delas foi a mais interessante?

Leave a Reply