Cuidados no uso de Wikis para apoio educacional

O uso de Wikis como apoio em sala de aula já foi discutido aqui no Blog, várias vezes com dicas sobre como começar e implementar esse tipo de recurso em sala de aula. Você já tentou passar uma tarefa relacionada com Wikis para seus alunos? Caso já tenha tentado, parabéns pela iniciativa, mas se ainda não tentou, recomendo a leitura desse artigo em que um professor comenta a experiência de ter passado para seus alunos a tarefa de fazer um sumário da sua disciplina, com base em Wikis.

Qual o resultado?

sillies

No texto ele comenta alguns resultados positivos e negativos em relação à iniciativa. Entre os positivos está a integração dos alunos e o trabalho em equipe, que é inevitável na aplicação de Wikis.

Os bons alunos tiveram desempenho semelhante no uso da Wiki e apresentaram conteúdo compatível com desempenho na sala de aula presencial.

Acho que os pontos positivos estão claros, portanto vamos focar os pontos negativos, que interessam a todos que pretendem usar esse tipo de iniciativa:

  • Dificuldade em estabelecer critérios de participação: Esse tipo de tarefa, que provavelmente foi usada como instrumento de avaliação, pode fazer os alunos editarem conteúdo bom, apenas pelo fato de gerar atividade na Wiki.
  • Alunos com baixo desempenho editando a Wiki: No final do semestre, os alunos com baixo desempenho, precisam mostrar ao professor que participaram da Wiki. Então eles acabam editando o conteúdo, com informações e opiniões erradas. O que pode prejudicar a qualidade geral da Wiki.

Essas foram as duas maiories dificuldades encontradas pelo professor na aplicação das Wikis. Como resolver isso? Em minha opinião esse tipo de problema foi gerado pela maneira com que o professor implementou a Wiki. Veja o que ele não deveria ter feito:

  • Usar a Wiki como tarefa com tempo indeterminado ao longo do semestre
  • Permitir que todos a todos os alunos editar o conteúdo
  • Não travar o conteúdo que não precisa mais se editado

Com esse exemplo, podemos delimitar algumas pequenas regras para garantir o bom andamento e aproveitamento desse tipo de atividade na web:

  • Usar prazos curtos
  • Segmentar os alunos em vários pequenos grupos

Com esses dois procedimentos simples, esse tipo de atividade se desenvolve de maneira mais eficiente nas aulas.

Leave a Reply