Como produzir aulas em vídeo de maneira eficiente?

O uso de vídeos, como maneira de educar a distância fica cada vez mais comum, principalmente com o advento cada vez maior das conexões de internet banda larga. Até pouco tempo atrás, esse tipo de recurso era inimaginável pela demora na exibição desse tipo de conteúdo, mas hoje é mais fácil e plausível criar vídeos para educação e publicar os mesmos em ambientes como Moodle.

Estou trabalhando na criação de um curso curto, todo produzido com base em aulas em vídeo. O procedimento de design instrucional desse tipo de curso é um pouco diferente, se mistura um pouco com o planejamento de roteiros para TV e Cinema, mas é simples de fazer quando você pega prática.

New gspn.tv studio setup!

Veja o que é necessário para criar um curso desse tipo:

  1. Os objetivos do curso como um todo precisam estar muito bem definidos
  2. Faça um roteiro básico, com uma separação prévia da quantidade de vídeos necessários para a aula
  3. Cada vídeo deve ter um objetivo bem definido
  4. Você deve mensurar a duração de cada vídeo, para ter uma idéia da duração total do processo
  5. Escreva um roteiro detalhado para cada um dos vídeos

Acredito que a parte mais desafiadora do processo é escrever o roteiro para as aulas. Como deve ser feito esse roteiro? Simples, coloque no papel o que você ou a pessoal responsável pela narração precisa falar na aula!

Isso mesmo, quanto mais detalhado você fizer, melhor será para o planejamento. Isso serve para um narrador profissional, caso ele não tenha conhecimento técnico sobre o assunto e serve também para identificar pontos que precisam de melhoria.

Eu geralmente escrevo um roteiro detalhado e ainda faço um passo extra. Antes de partir para a gravação do vídeo, eu gravo a narração da aula, com um gravador de voz simples e depois escuto o conteúdo. Se uma parte da aula não ficou legal, eu faço as anotações necessárias e altero o roteiro.

Com esse procedimento, que a principio pode parecer trabalhoso demais, você vai garantir uma aula com alto índice de motivação e com conteúdo relevante.

2 Responses to “Como produzir aulas em vídeo de maneira eficiente?”

  1. Olá Allan,

    Seu post foi uma inspiração!!!

    Trabalho com treinamento a distância, mas ultimamente a área de vídeo tem me chamado muitoa atenção. Já cheguei a fazer algumas vídeo-aulas, mas em DVD e sempre procuro preparar roteiros para 20 ou 30 minutos no máximo.

    Como tem sido a tua experiência em usar vídeo no Moodle? O aprendiz têm dificuldades com a banda de conexão? Dá pra subir vídeos de boa qualidade? Vc modula os vídeos?

    Gostaria muito de compartilhar mais informações com você.

    Um abraço,
    Pamela

  2. Gostaria de fazer um curso de vídeo em radiologia. No curso as imagens serão fotografias e a narração. 1,5 hora. Busco uma empresa interessada em fazer o trabalho. Vocês fazem ?? Se não o fazem poderia me indicar quem pode me ajudar?

    Obrigado.

Leave a Reply