Reciclagem de aulas e a semana de preparação para o próximo semestre

Uma coisa que e repete em todas as instituições de ensino por todo o país no mês de Julho são as chamadas semanas de reciclagem pedagógica, ou também semana pedagógica. Essa semana é destinada a palestras e eventos que visam preparar o corpo docente para as atividades do próximo semestre letivo. Mesmo sendo um momento de suma importância para o bom andamento do semestre, algumas instituições ainda desperdiçam esse momento e não fazem um bom planejamento das atividades. Mas, ai vem à pergunta; quais são as atividades que podem realmente trazer benefícios para as aulas dos professores?

Dr. Vinya Lecturing in Japan

As possibilidades de palestras e oficinas para fazer as aulas dos professores melhoraram é enorme! Mas, como na maioria dos casos as pessoas que organizam esse tipo de evento, não têm experiência e nem vivência em sala de aula, fica uma lacuna muito grande entre a realidade e o que seria ideal.

Do ponto de vista da tecnologia educacional, posso fazer várias recomendações para que a sua semana pedagógica fique mais produtiva e tenha impacto direto sobre a sala de aula.

Vamos à lista com alguns temas para palestras e oficinas, que você pode sugerir na sua instituição:

  • Pesquisa na internet: Todos hoje sabem apenas abrir o Google e digitar o assunto pesquisado, mas poucos conhecem os operadores avançados de pesquisa, que podem ajudar significativamente na busca por conteúdos na internet. Uma oficina ou palestra bem contextualizada pode passar essas dicas importantes para os professores.
  • Design instrucional: Como criar um curso? Quais são os requisitos necessários para ter um bom plano de aula? Uma palestra sobre design instrucional pode apresentar modelos consagrados como o ADDIE para os professores e capacitar o seu corpo docente nessas metodologias.
  • Conceitos de web design: E se o ambiente de ensino for virtual? Noções básicas de web design podem ajudar um professor, que queira virar tutor a distância a elaborar material e trabalhar melhor na internet.
  • Direitos autorais na web: Encontrar material na internet é apenas um passo, descobrir se esse material pode ou não ser usado em aula é outro muito importante. Seus professores sabem diferenciar copyright de creative commons? Uma oficina sobre esses assuntos pode ser de grande valia também.
  • Redes sociais para educação: Por último uma das coisas mais poderosas em termos de pesquisa são as redes sociais como del.icio.us e similares. Um professor com conhecimentos nesse tipo de sistema pode encontrar conteúdos para aulas de maneira muito mais rápida.

Como você pode perceber, todos os assuntos têm relação direta com internet. Isso é obvio, devido a nossa realidade hoje, os professores precisam usar a internet como ferramenta de aprendizado e pesquisa, mas é preciso saber onde procurar e filtrar os recursos valiosos para as suas aulas.

É isso, espero que com essas dicas você possa aproveitar melhor esse momento de reciclagem e reflexão com os seus colegas professores.

Leave a Reply