Ensino a distância síncrono com o Moodle e WiZiQ

Devo confessar que não sou fã do ensino a distância síncrono, acho que é uma metodologia que não casa muito bem com ambientes a distância. Se eu tivesse que criar um curso assim, faria muito material didático, para que os alunos estudassem de maneira assíncrona. Mas, algumas pessoas precisam desse tipo de ensino, até porque o modelo de negócios ou projeto pedagógico do curso envolve isso. Lembro que em uma determinada ocasião, um colega que trabalha com Moodle em outra instituição, precisava de um módulo para aulas síncronas, com o uso de vídeo e áudio em tempo real.

Naquela época, não conhecia nenhum sistema integrado ao Moodle, que pudesse oferecer esse tipo de recurso. Agora existe uma opção muito interessante, que é o uso de um sistema chamado WiZiQ.

Vic chats to her mum on the webcam

Esse é um sistema que oferece um ambiente síncrono muito completo, com a possibilidade de fazer reuniões usando vídeo de webcams. Além do vídeo o sistema permite que o professor ou tutor de uma aula a distância, faça o upload de uma apresentação e PowerPoint e faça uma aula baseada naqueles slides.

O professor pode passar os slides no seu computador, e os alunos acompanham todas as mudanças em tempo real. Se a aula exigir o uso de um quadro interativo, o sistema ainda permite que o professor use o espaço do slide, para desenhar com o mouse, o que pode ser ótimo para resolver problemas matemáticos ou desenhar organogramas.

Qual a vantagem em usa o WiZiQ com o Moodle? A vantagem é que existem um módulo especial do WiZiQ para o Moodle, que pode se integrar com as ferramentas dele de maneira fácil.

O módulo para Moodle do WiZiQ pode ser copiado desse endereço, lá também é possível assistir vários vídeos com tutoriais explicando a configuração do módulo no Moodle.

Depois que o módulo é instalado é possível adicionar uma atividade do tipo WiZiQ, em que os alunos precisam estar online em uma determinada hora. Com a instalação do módulo, o professor ou tutor pode fazer o agendamento e configuração do ambiente virtual usado no WiZiQ, diretamente do Moodle, como uma atividade de aula.

Outro ponto positivo do módulo, assim que o encontro é agendado ele aparece no calendário de eventos da disciplina ou curso, no Moodle.

Agora um ponto negativo, todos os participantes precisam se inscrever no WiZiQ para participar.

Pronto! Agora você já sabe como ministrar aulas síncronas com o Moodle, fica a dica para todos que precisam desse tipo de recurso.

Leave a Reply