Como ensinar a distância usando WebQuests?

Produzir material próprio para cursos a distância, pode ser um grande desafio técnico e financeiro para qualquer instituição de ensino. Esse tipo de material especializado consome grande quantidade de tempo na sua elaboração e dinheiro, na contratação de designers, ilustradores e profissionais de internet para deixar tudo configurado. Uma ótima maneira de evitar esse tipo de problema é investir no uso extensivo de WebQuests nas aulas a distância, principalmente para as instituições que aplicam o chamado ensino semipresencial. Mas afinal, o que é um WebQuest?

Em poucas palavras, um WebQuest é uma atividade de ensino que faz uso de recursos existentes na própria internet. Por exemplo, seria como se você fosse montar uma aula inteira, apenas com links apontando para recursos e materiais existentes na própria internet.

My Cyber Social Map

Claro que não é só direcionar os alunos para web sites, o WebQuest precisa ser meticulosamente preparado e planejado, para aproveitar os recursos existentes e construir uma seqüência de raciocínio lógica, para que os alunos entendam a importância e relevância dos materiais.

Quer montar um WebQuest? Siga essas recomendações para criar um WebQuest:

  • Se você selecionar um link existente na Web, anote tudo que o aluno precisa fazer no web site ou sistema, todos os links e partes do texto importantes para o aprendizado.
  • Crie um texto introdutório, explicando a importância do texto.
  • No texto introdutório, o ideal é criar um cenário para contextualizar a apresentação do conteúdo. Assim os alunos podem partir para a investigação dos conteúdos, fazendo uma analogia com o cenário apresentado na introdução.
  • Planeje o WebQuest em conjunto com uma atividade, que possa gerar algum tipo de discussão ou reflexão dos alunos. Geralmente as atividades que acompanham um WebQuest são sínteses, análises e fóruns para discutir os assuntos abordados.
  • Cuidado para não criar uma simples lista de tarefas na web, isso não é um WebQuest.

Claro que isso não é tudo, mas já é um ótimo começo para começar a trabalhar com WebQuests. Se você quiser saber mais sobre esse tipo de atividade, recomendo que você visite esse endereço, que apresenta várias dicas e guias para criar esse tipo de atividade, com o uso de material existente na internet.

One Response to “Como ensinar a distância usando WebQuests?”

  1. genivaldo frança on July 16th, 2008 at 4:03 pm

    xou de bola !!!
    eu nao sei montar, fazer … pelo power point pedido a mim 3 slide sobre o moodle !!!sera que alguem pode me ajuda urgente para esta quinta feira (amanhã) agradeço de coração.

Leave a Reply