Quando usar PowerPoint em cursos a distância?

Trabalhar com cursos a distância, faz com que você trabalhe com vários pontos polêmicos. Um deles é o uso de apresentações em PowerPoint em cursos a distância, principalmente em ambientes que fazem uso intensivo de internet. Quando um professor começa a fazer a transição, entre o ensino presencial para o a distância, tem a péssima idéia de adicionar nas suas aulas, apenas os seus slides. Isso funciona? Usar slides de aulas presenciais em cursos pela internet ajuda nos estudos dos alunos? Para responder a essa pergunta de maneira rápida, faça a seguinte reflexão; os seus alunos conseguem aprender o conteúdo que você ministra apenas com a consulta ao PowerPoint? Provavelmente não!

Fazer uso desse tipo de material em ambientes a distância é ignorar uma das principais definições para educação a distância, que é o auto-estudo. Sim, considerando que o aprendizado nos cursos a distância é baseado no auto-estudo os alunos precisam de material especialmente projetado para isso, as apresentações em PowerPoint são destinadas a ilustrar e apoiar aulas presenciais.

Conference Call with iTunes

Caso o seu conjunto de slides não seja projetado e planejado para servir com o apoio para o auto-estudo é melhor não usar esse recurso. Existem várias alternativas para isso, com o uso de textos mais longos ou infográficos multimídia.

Mas, com é que tantas empresas oferecem cursos a distância, baseados em apresentações em PowerPoint? Esses são cursos síncronos, ministrados em ambientes de videoconferência. Sou um pouco cético na aplicação desse tipo de curso, ainda prefiro os cursos assíncronos para proporcionar ao aluno a flexibilidade do tempo, estudar no seu melhor horário. Mas, parece que os próprios alunos preferem esse tipo de ambiente, para poder estar em contato com o professor ou instrutor e tirar dúvidas.

Como existe um mercado para isso, as empresas que trabalham com educação a distância precisam se adaptar a isso. Então temos o seguinte desafio, com elaborar uma apresentação para esse tipo de ambiente?

Se essa é a sua situação, criar uma apresentação em slides para ambientes de videoconferência recomendo a leitura desse texto, que aborda exatamente esse assunto. Eles abordam exatamente esse assunto, falando sobre os prós e contras do ambiente e recomendando algumas saídas para minimizar o impacto. Uma delas é usar narração em áudio nos slides.

O melhor mesmo é evitar o uso de slides! Use apenas se for indispensável, e quando puder transforme tudo em infográficos.

Leave a Reply