10 maiores erros cometidos em apresentações e palestras

Mais uma lista com dicas sobre palestras e apresentações, agora as dicas foram compiladas pela revista Business Week e fala sobre os 10 erros mais comuns, cometidos por palestrantes e até mesmo por professores. Podemos tirar várias lições desse tipo de lista, principalmente se você acha que precisa melhorar as suas técnicas de apresentação e oratória. Trabalhe para evitar os erros apontados nessa listra, que certamente as suas apresentações devem dar um salto de qualidade.

Quem já ministrou algum tipo de aula, deve se identificar com alguns desses erros. No final do artigo eu comento o motivo. Antes de mais nada, o link para a matéria original em inglês é esse.

Man in meeting

Agora, vamos a uma tradução aproximada da lista com alguns comentários:

  1. Ler as anotações: Um dos mais comuns, quem não domina o assunto precisa sempre ler anotações ou até mesmo o slide. Essa é a maior prova que você não sabe muito, sobre o que está falando.
  2. Evitar contato visual: Esse é importante, para que as pessoas na audiência sintam que você está falando diretamente para eles. Tente não olhar para cima ou para o chão, isso pode passar a impressão que você não está se sentindo bem, fazendo a palestra.
  3. Não se vestir de maneira adequada: Antes de fazer qualquer tipo de palestra ou apresentação, analise o assunto e o público. Repare que as pessoas que falam sobre economia, dinheiro e negócios estão sempre de terno e gravata. Já as pessoas que falam sobre Cinema ou artes podem se vestir de maneira mais descontraída. Estude a sua audiência!
  4. Deixar transparecer tiques ou trejeitos com as mãos: Quer que as pessoas saibam que você está nervoso? É só gesticular sem parar com as mãos, colocar e tirar as mãos dos bolsos para que todos saibam que você está nervoso. Tente maneirar no movimento das mãos, uma boa técnica é segurar alguma coisa que ajude na apresentação, com uma caneta laser ou um controle remoto.
  5. Não revisar e ensaiar antes a apresentação: Se tivéssemos que eleger ao menos um dos erros, esse seria o meu escolhido. Quem ensaia a apresentação, antes de ministrar a mesma, tem a chance de corrigir todos os erros e até mesmo planejar melhor o tempo da apresentação.
  6. Ficar estático: Cuidado com os excessos de movimento, mas cuidado para não virar uma estátua! Os movimentos que o nosso corpo faz ao conversar são naturais, por isso você deve tomar cuidado também para não acabar ficando bitolado em ficar estático. Caminhe pelo palco, gesticule e saia do púlpito para se integrar com a audiência.
  7. Ler os tópicos dos slides: Apesar de ser parecido com o primeiro erro, aqui temos o erro clássico de ler os tópicos dos slides. Nunca, mas nunca faça isso!
  8. Não fale demais, apenas o necessário: O tempo das apresentações é algo que deve ser levado extremamente a sério, principalmente em ambientes corporativos. Planeje bem e seja objetivo. Algumas empresas começam a adotar as regras do 10-20-30 ou Pecha Kucha para evitar apresentações intermináveis.
  9. Não estimular a audiência: Se você não acredita que o assunto apresentado é interessante, pode ter certeza que a sua audiência não vai achar. Assim como um professor que dá aula sobre algum assunto que não gosta, um palestrante que não consegue contagiar e estimular a audiência deve repensar os seus conceitos e a dinâmica da apresentação.
  10. Não terminar a apresentação com uma mensagem ou fato inspirador: Por último, temos um erro muito interessante e que eu mesmo cometo às vezes. Muitas pessoas pensam que a parte mais importante da apresentação é o meio, com o conteúdo principal. Mas, a parte final da apresentação deve ser sempre encerrada com uma mensagem para reflexão, mensagem, imagem ou algo que inspire a audiência. Algumas das minhas apresentações têm isso, principalmente quando encontro uma charge ou ilustração relacionada com o assunto.

Pronto! Agora com essa quantidade razoável de erros identificados em apresentações, espero que você possa praticar mais as suas aulas ou palestras, para que a sua apresentação seja complementada por boas práticas.

3 Responses to “10 maiores erros cometidos em apresentações e palestras”

  1. Vania Duarte on July 3rd, 2008 at 7:05 pm

    Olá, boa noite.

    Material riquíssimo. Parabéns. Tenho uma pergunta sobre traje: eu entendi a questão do formal/informal de acordo com o público, mas a minha dúvida é se mulheres devem sempre usar saia, pois alguém me disse certa vez que isso é regra. Tenho uma palestra marcada para um público de 100 pessoas, prospects de minha empresa, seguido de cocktail. Sempre uso roupa social (terno preto) mas fico preocupada se devia ir de saia.
    Grata.
    Vania

  2. dicas de erros mais cometidos diante de uma palestra!!!!!!!!!!

  3. os erros mais cometidos diamte de uma palestra

Leave a Reply