Infográficos e infografia: como fazer?

Apresentar dados em formato de imagem, sempre é um grande desafio para as pessoas envolvidas com palestras e apresentações. Usar imagens consiste na melhor técnica, para prender a atenção das pessoas envolvidas e dar mais vida a um slide em PowePoint. Nesse sentido, a infografia pode ajudar muito na apresentação dessas idéias. Os infográficos são usados em revistas e jornais, para ilustrar situações que ficariam difíceis de narrar ou explicar, apenas usando palavras. Por exemplo, sempre que um grave acidente ou acontecimento que exige descrição detalhada de eventos, os meios de comunicação usam infográficos para elucidar os eventos.

Veja esse ótimo exemplo, em que a vida de uma pessoa é explicada no formato de um infográfico:

LifeMap

Com esse tipo de informação, a pessoa que está apresentando a informação não precisa sequer de slides, pode fazer qualquer tipo de explicação com base, apenas no infográfico.

Outro exemplo muito bom, a missão Viking I da NASA para Marte pode ser explicada facilmente com uso de infográficos, veja como fica mais fácil mostrar as fases do pouso com esse infográfico:

Infografias

Um professor ou pesquisador pode usar esse tipo de recurso para enriquecer as suas apresentações em slides, mas antes de partir para esse tipo de solução, o apresentador precisa tomar alguns cuidados. Se você tem habilidade em desenho ou softwares gráficos, a produção dos infográficos fica mais fácil.

Agora, se você não tem esse tipo de habilidade, vai precisar criar um pequeno detalhamento de como esse infográfico deve ser criado. Um bom começo é consultar alguns exemplos de infográficos, geralmente eu acompanho o Cool Infographics, que sempre apresenta vários exemplos legais de infográficos.

Com o layout do infográfico, você deve separar algumas informações para o seu infográfico. Essas informações devem servir para a produção própria, ou se você for passar para outra pessoa produzir:

  • Identifique os principais elementos visuais do infográfico
  • Descreva a organização visual ou seqüência de acontecimentos do infográfico
  • Escreva os textos que devem acompanhar as imagens
  • Consiga referências visuais para os objetos que estão presentes no infográfico

Se você conseguir separar essas informações, as chances de produzir um bom infográfico são muito boas. Geralmente quando eu preciso intermediar a criação de um infográfico para um professor ou palestrante aqui da Faculdade, faço essas perguntas pessoalmente.

Para quem não tem uma equipe a disposição, para criar esse tipo de material, sempre pesquise na internet em sistemas como o Cool Infographics por infográficos sobre assuntos relacionados à sua área. Nunca se sabe quando é que vamos encontrar uma imagem que possa ajudar nas nossas apresentações ou aulas.

2 Responses to “Infográficos e infografia: como fazer?”

  1. […] Como fazer infografia: http://www.colaborativo.org/blog/2008/05/27/infograficos-e-infografia-como-fazer/ […]

  2. Muito bom Beto. Sem vocea jamais temiaros estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Leave a Reply