Pesquisa e avaliação do Moodle, Sakai e WebCT

Como saber se a escolha do seu LMS foi a correta? Ou melhor, como saber se é a hora certa de migrar? Essas são perguntas comuns a qualquer pessoa que trabalhe com gestão de sistemas relacionados com EAD. Para piorar as informações, fica difícil fazer pesquisas de aceitação ou desempenho em instituições de ensino, primeiro pelo fato desse tipo de informação ser considerada estratégica e pelo alto custo de um levantamento como esse. Já pensou bater na porta de uma instituição de ensino superior e perguntar se os alunos estão gostando as iniciativas de EAD?

Apesar da dificuldade em conseguir esse tipo de informação, estou sempre procurando pesquisas sobre o uso de sistemas LMS. Claro que o meu maior interesse é no uso do Moodle, ferramenta que uso e recomendo para todos que precisam implementar sistemas EAD, em instituições de ensino.

Moodle Wallpaper

Uma das ultimas pesquisas que encontrei, foi realizada na universidade de Idaho. Eles tinham um problema simples, escolher uma plataforma LMS. Dentre as opções que eles tinham estavam:

Essa última ferramenta é propriedade da mesma empresa responsável pelo Blackboard. Antes de continuar, para fazer o download da pesquisa, use esse link direto ao arquivo PDF.

A pesquisa é uma das mais completas que já encontrei. Se você fizer o download do arquivo, vai perceber que o documento tem mais de 100 páginas.

No documento, eles deixam bem claro que o problema a ser investigado é a escolha do sistema para aulas a distância. Bem, para encontrar a resposta, foi montado um grupo de estudos que investigou os três sistemas sob vários aspectos. A pesquisa inclui até questionários aplicados junto aos alunos.

Recomendo o material para qualquer pessoa que estude ou trabalhem com EAD, as informações apresentadas são de grande utilidade. Os pesquisadores, interessados em realizar o mesmo trabalho, para artigos, dissertações ou teses tem uma ótima referência de pesquisa e coleta de dados.

Agora, me permita dizer a conclusão da pesquisa. Depois de todas essas análises, a recomendação de LMS é o Moodle! Dentre os pontos positivos do Moodle, que fizeram a universidade de Idaho escolher o Moodle à pesquisa destaca:

  • Destaque em aspectos pedagógicos e usabilidade
  • Melhor custo x benefício
  • Problemas de suporte em aplicações proprietárias
  • Critérios de avaliação para os cursos e disciplinas
  • Integração com outras tecnologias e serviços educacionais
  • Solução de longo prazo confiável

Quer saber mais? Antes de fazer a pesquisa, a universidade usava o WebCT e começaram a migrar para o Moodle depois da pesquisa. Parece que o Blackboard está perdendo mercado nas universidades americanas. Essa não é a primeira, e nem será a última que vejo migrando do Blackboard para o Moodle.

Fica ai a informação para quem trabalha com EAD.

Leave a Reply