CSCL: Aprendizagem colaborativa usando o computador

Umas das vantagens de usar tecnologia como apoio para educação é a possibilidade de aproveitar todo o potencial de comunicação e interatividade com a internet. Hoje pela manhã, um colega professor me perguntou se eu já havia preparado algum curso, que usasse de maneira plena a teoria do CSCL, que é a sigla para Computer Suported Collaborative Learning, ou seja, aprendizagem colaborativa apoiada por computador. Essa é mais uma das técnicas de ensino que se encaixam perfeitamente em ambientes a distância, que usam internet.

Alguns autores associam o CSCL ao uso da aprendizagem baseada na resolução de problemas. Não confunda isso com trabalho em equipe, pois no trabalho em equipe pode haver a divisão de tarefas, quando aqui a idéia é trabalhar colaborativamente. Estando juntos na resolução de um problema, os alunos podem trocar experiências e opiniões, para aprender de maneira colaborativa.

Adobe Connect Session Screen Capture

Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer situação? Não! Infelizmente esse tipo de metodologia não pode ser aplicado de imediato, em ambientes como sistemas LMS, sem muito planejamento prévio.

O que é necessário? Antes de mais nada, precisamos fazer uma pesquisa criteriosa, entre os próprios alunos, para conhecer a faixa etária e outras características que possam atrapalhar essa metodologia de ensino.

Um dos pontos críticos nesse aspecto é a tutoria. Quem já tentou usar ambientes virtuais de aprendizagem, para discutir assuntos sérios, sabe que é extremamente importante manter vigilância constante sob as mensagens. Alguns alunos, assim como na sala de aula presencial, teimam em desviar o foco das discussões, fazendo com que a experiência de todos fique prejudicada. Por isso, o trabalho do mediador ou tutor é de fundamental importância, para direcionar as discussões e criar um ambiente de colaboração.

Se você quiser usar esse tipo de ensino, nos seus cursos ou disciplinas virtuais, recomendo esse texto com as teorias envolvidas na aprendizagem colaborativa. Apesar de ser antigo, isso fica claro pelo design do site, o material é muito bom! Veja alguns dos assuntos abordados:

  • Teoria Sociocultural
  • Teoria do construtivismo
  • Aprendizagem baseada na resolução de problemas
  • Cognição

Esses são apenas alguns dos assuntos abordados. O texto está em inglês, mas mesmo que você não domine o idioma, recomendo um esforço para entender o processo. Em última instância, sempre temos as ferramentas de tradução eletrônica para dar uma forcinha.

Leave a Reply