Como imprimir espaços para anotações no PowerPoint?

Criar apresentações instrucionais no PowerPoint exige grande flexibilidade do apresentador, tanto para realizar uma apresentação clara, como no design dos slides. O mais comum nesses casos é que a apresentação sirva como apoio para os alunos, sendo que a maioria recebe uma cópia dos slides antes mesmo da apresentação. Ontem estava falando com um colega professor, que precisava de ajuda para gerar slides com espaços para anotações, imprimir e entregar para os alunos. No PowerPoint, essa opção está meio que escondida, por isso resolvi escrever um artigo para mostrar como fazer isso. O layout da impressão final ficará como a imagem exibida abaixo:

Vamos ao trabalho, o que você precisa fazer em termos de design dos slides? Nada, tudo será feito na configuração do slide mestre.

Como sei que muita gente ainda usa o Office 2003, esse tutorial vai mostrar como realizar a operação no PowerPoint 2007 e no PowerPoint 2003. Os meus alunos mesmo usam apenas o 2003 na faculdade.

Depois que a sua apresentação estiver pronta, podemos fazer a edição necessária para imprimir os folhetos. Tudo pode ser feito nas configurações de impressão.

Acione a impressão dos slides, mas não imprima nada. Clique na opção visualizar, para que os slides sejam exibidos antes da impressão. Quando eles estiverem sendo exibidos, no menu superior existe uma opção que permite escolher layouts diferentes de impressão.

Lá escolha Folhetos (3 slides por página).

Com essa opção, teremos o layout desejado. Posso usar mais? Na verdade pode, mas com um número maior que três slides por página dificulta a organização do espaço necessário para que os alunos façam anotações ao lado de cada slide.

No PowerPoint 2003 o procedimento é exatamente o mesmo, você deve concluir a sua apresentação e pedir para imprimir. Acione a visualização prévia da apresentação, e quando estiver visualizando tudo, escolha o layout de 3 slides por página.

Esse layout é ideal para gerar pequenos manuais ou apostilas para treinamentos. Já fiz o teste com meus alunos e eles adoraram a possibilidade de fazer anotações ao lado dos slides.

Pronto! Agora você já sabe como fazer apresentações instrucionais para impressão.

2 Responses to “Como imprimir espaços para anotações no PowerPoint?”

  1. ola,boa noite
    o link ajudou mtoo
    eu estava imprimindo apenas 2 slides por folha e não me confomava
    com as linhas para anotações que não saíam na impressão.Agora sim!

  2. Flávia Belchior on May 4th, 2012 at 8:44 am

    E se estiver salvo em pdf como faço para imprimir com os espaços na lateral?

    Atenciosamente,

    Flávia Belchior

Leave a Reply