Desafios para criar uma apresentação instrucional no PowerPoint

Dentre todos os tipos de apresentações em PowerPoint ou Impress, as que têm como objetivo servir como materiais educacionais são as mais complexas de produzir. Tudo devido ao fato desse material acabar indo de encontro a algumas regras comuns de qualidade em apresentações. Tudo o problema é que esse material geralmente tem dois objetivos, que é o de servir como apoio para aula, e depois ainda os alunos ainda podem usar o material para estudar e relembrar os conteúdos. Esse é um grande desafio para qualquer designer instrucional e ainda mais para professores sem experiência no design de informações.

Apresentação PowerPoint - UA Online, Ambev

Vejamos os motivos que fazem esse tipo de apresentação ser tão difícil de executar, lembrando o que faz uma apresentação em PowerPoint ser considerada boa:

  • Slides com pouco texto
  • Textos existentes nos slides com fontes de tamanho generoso
  • Apresentação oral objetiva
  • Linguagem visual que esteja de acordo com o tema e público alvo da aula

Esses não são os únicos fatores, mas com certeza podem determinar o sucesso de uma apresentação. Agora os desafios que um designer instrucional precisa vencer para elaborar esse tipo de material:

  • Pouco texto nos slides implica em informações resumidas. Isso impossibilita o uso dos slides como ferramenta de apoio para os alunos.
  • Quando aumentamos o tamanho da fonte, inevitavelmente a quantidade de informações disponíveis nos slides diminui. Com isso recaímos no mesmo problema citado no tópico anterior.
  • A apresentação oral é o foco de tudo! Com uma grande quantidade de informações no slide o apresentador fica tentado a ler os conteúdos, o que confere descrédito para a apresentação.
  • Todos os problemas relacionados à inserção de conteúdos deixam o processo de design dos slides ainda mais difícil.

Como resolver esses problemas? A solução não é nada simples, mas passa pelo planejamento de materiais auxiliares, diferentes dos slides para que os alunos possam consultar depois. Alguns professores e designer instrucionais investem no uso das notas de apresentação, que podem ser inseridas de maneira automática para cada slide. Mas, esse tipo de texto não permite o uso de imagens auxiliares ou formatações complexas, deixando o material mais pobre.

Como você faz? Eu geralmente preparo a minha aula em dois formatos, um para a apresentação e outro para o apoio dos alunos depois das aulas.

Leave a Reply