Importância do Ambiente pessoal de aprendizagem para o EAD

Qual o grande problema na elaboração de qualquer iniciativa de educação a distância, sob a ótica dos professores? Na verdade são dois os problemas para os docentes envolvidos com EAD, que são respectivamente a metodologia e a produção de material. O primeiro problema pode ser resolvido com cursos e treinamentos, mas o segundo só com muito trabalho e pesquisa. Esse é o gargalo de várias instituições que usam EAD, a produção de material. Quando o prazo está quase se esgotando, a única solução é recorrer às empresas que produzem conteúdo para EAD.

Essa é uma solução que desagrada à maioria dos professores. Os docentes gostam de colocar um toque pessoal nas suas aulas, coisa que é impraticável com esses pacotes de conteúdo pronto. Como resolver esse tipo de coisa? Um ambiente pessoal de aprendizagem pode ajudar a solucionar esses problemas.

Studying (cram time)

Antes de mais nada, o que é um ambiente pessoal de aprendizagem? Ele é um conjunto de ferramentas e recursos da internet, como Blogs, Fóruns, Wikis, redes sociais e outros sistemas que permitem ao usuário ou professor acompanhar pequenas atualizações diárias sobre a sua área de interesse. Tudo isso gira em torno do RSS, que é a ferramenta principal de acompanhamento de notícias e atualizações desses recursos.

Por exemplo, um professor que ministra aulas sobre administração e negócios, deve pesquisar por blogs de pessoas que escrevam artigos sobre seus respectivos assuntos, Wikis de empresas e principalmente ficar atento nos favoritos salvos em redes sociais como o del.icio.us. Com o tempo, esse mesmo professor pode ir armazenando links e artigos para usar nas suas aulas. O segredo e poder do ambiente pessoal de aprendizagem está no longo prazo.

Quando esse mesmo professor precisar montar uma aula a distância, usando apenas recursos existentes na internet, ele tem uma gama de links e artigos suficientes para compor as suas aulas. O seu único trabalho será elaborar os textos de orientação para seus alunos.

Todo professor que trabalha com sistemas informatizados de ensino, deveria se preocupar o quanto antes em montar o seu ambiente pessoal de aprendizagem, para agregar o máximo de links e recursos possível para as suas aulas. Os benefícios para a pesquisa científica também são evidentes, com mais opções para referenciar textos e artigos.

Como diz Friedman, no seu livro O Mundo é Plano, estamos hoje na era da globalização em que o indivíduo é a peça chave. Use a colaboração online a seu favor na educação, assim você estará ao mesmo tempo facilitando a sua vida e formando os seus alunos em um ambiente totalmente embasado em tecnologia.

Leave a Reply