Como fazer para que um curso a distância síncrono funcione?

Dentre os cursos a distância síncronos e assíncronos, o que mais se aproxima de uma experiência presencial é o do tipo síncrono. Nele os alunos têm interação ao vivo com um professor ou tutor, que tem apenas a distância e um meio eletrônico de interação como a internet para manter contato. Muita gente acha que essa e a melhor solução para cursos a distância, mas na verdade ela é a mais perigosa e que demanda grande esforço do designer instrucional, para manter a motivação e atenção dos alunos. Posso dizer isso por experiência, pois já ministrei cursos nesse formato.

O problema é que com a disponibilidade de um computador, com internet os alunos tentem a reagir de maneira singular às aulas que se assemelham aquele velho formato de monólogo. Como eles reagem? Simplesmente tentem a direcionar a atenção para outra coisa. Por exemplo, imagine a seguinte situação, a aula é ministrada usando slides em PowerPoint e a narração de um professor. Para uma aula de 40 minutos, depois dos 5 primeiros minutos os alunos percebem que basta escutar a narração, os slides são explicados pelo professor, então não é necessário visualizar o material.

DSC01740.JPG

O que acontece é que a maioria deles acaba fazendo outras coisas enquanto escuta a aula, como checar e-mail ou fazer pesquisas na internet. O perigo é que isso acaba em algum momento tirando a atenção do assunto da aula e o resultado é a ineficiência. Assim os objetivos daquela aula nunca são alcançados.

Qual a solução? Simples! Dosar uma quantidade razoável de pequenas atividades de maneira freqüente. Sempre que um conceito for ensinado, disponibilize para os alunos um pequeno questionário com 4 ou 6 perguntas para que eles possam responder. Assim eles percebem que é preciso prestar atenção para responder.

Isso pode ser providenciado de maneira simples, mesmo que o sistema usado para ministrar as aulas não possua uma opção para isso, use ferramentas gratuitas como o Zoho Challenge, que permite a criação e compartilhamento de questionários de múltipla escolha. Nele é possível acompanhar e analisar os resultados das perguntas.

Se o seu assunto não permitir perguntas diretas, faça perguntas de interpretação ou se o aluno concorda ou não com um determinado conceito. Dependendo das respostas, isso pode ser motivo para a criação de um chat ou fórum com o professor depois da aula.

Use esse tipo de recurso para melhorar o desempenho das suas aulas síncronas. Por isso, acho que o modelo de aulas a distância pela TV não é eficiente, a não ser que os alunos possam fazer essas pequenas interações com o professor para manter o interesse sempre em alta.

Leave a Reply