Aulas pela TV ajudam nos cursos a distância?

Com o advento dos cursos a distância, algumas instituições de ensino fazem marketing nos seus cursos com base nas chamadas aulas via satélite. A pergunta que sempre me fazem, seja via e-mail ou presencialmente é se esse método de ensino funciona? Na verdade, as aulas via satélite precisam ser encaradas como um evento social e não de aprendizagem. Antes de discutir o mérito dessas aulas, precisamos entender que a educação a distância tem sua base fundamentada no auto-estudo. Sendo assim, os eventos que tentam simular aulas presenciais, apenas tentam substituir uma deficiência da metodologia.

Antena

Claro que como qualquer tipo de iniciativa, essas aulas na TV apresentam vantagens e desvantagens. Podemos listar algumas das vantagens:

  • Socialização: Os alunos dos cursos a distância têm a chance de se conhecer e interagir presencialmente nos dias das aulas. Isso seria difícil nos ambientes de auto-estudo.
  • Compromisso: O compromisso semanal de assistir aulas presencialmente motiva o aluno a continuar no curso. Sem isso, depois de certo tempo as aulas podem ser passadas para segundo planos nas suas prioridades.

Agora vamos às desvantagens:

  • Aprendizagem: Essas aulas servem apenas como motivação para os estudos, durante as suas 2 ou 3 horas de duração, dificilmente um aluno consegue assimilar grande quantidade de conteúdos.
  • Custo: Geralmente o uso dessa tecnologia para aulas eleva em muito o custo final dos cursos oferecidos. Mas, com grande quantidade de alunos as instituições de ensino conseguem diluir isso entre alguns milhares de alunos.

Qual a conclusão desse tipo de artigo?

Na verdade, eu quis falar sobre a dinâmica de funcionamento do curso e reforçar a idéia do auto-estudo. Se você está para escolher um curso a distância, escolha ele com base no material de apoio. Nunca use apenas a propaganda das aulas na TV como base. É no sistema LMS, material para leitura e dinâmica de exercícios que um curso a distância pode oferecer um diferencial.

Antes de se inscrever, solicite algum tipo de material de demonstração para que seja possível avaliar o nível dos livros e apostilas utilizados. Esse tipo de pesquisa pode salvar você de uma decepção com o curso.

2 Responses to “Aulas pela TV ajudam nos cursos a distância?”

  1. Sandra Caron on May 22nd, 2008 at 2:31 pm

    Olá Allan, sou Designer Instrucional e devido aos temas postados no seu blog me interessei para conhecer seus arquivos. Os temas são muito interessante. Esse tema que abordado acima é bem pertinente a EAD. Discordo quando vc comenta que “as aulas via satélite são um evento social”. Elas também podem fazer esse papel, mas são também uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Conheço excelentes cursos que utilizam essa ferramenta, um exemplo é um curso de LIBRAS ministrado a distância, cuja aula via satélite é um momento fundamental para o desfecho dos módulos em estudos. Todas as ferramentas precisam de um planejamento na sua aplicação e estar muito bem alinhada ao objetivo do aprendizado. Enfim, esse é meu comentário, parabéns pelo seu blog.

  2. valmirene Dias Alencar Ferreira on September 30th, 2008 at 6:33 pm

    gostaria de fazer um curso de libras à distancia para poder estar me qualificando mais.

Leave a Reply