Blog atualizado: Problemas com links perigosos

Hoje vou fugir um pouco dos assuntos que costumo abordar aqui no Blog. Ontem recebi alguns e-mails de leitores me alertando que o site estava com vírus. Pela manhã fiz uma rápida investigação e descobri que realmente o sistema havia sido hackeado.

Alguém havia inserido códigos maliciosos no site, que estavam fazendo com que softwares antivírus acusassem o sistema como não seguro. A natureza do problema é uma vulnerabilidade do WordPress, sistema que uso para gerenciar o Blog.

O problema já foi resolvido, identifiquei o problema e removi os códigos das páginas. Estou contatando o provedor de hospedagem para saber o que pode ter acontecido. Como você deve ter percebido, tive que me desfazer de alguns arquivos o site, para ter certeza que estava tudo “limpo” de ameaças.

Quero agradecer as pessoas que gentilmente me enviaram mensagens de alerta, e avisar que agora está tudo bem. Todos que trabalham com meios eletrônicos estão sujeitos a esse tipo de contratempo, os que usam ferramentas para educação a distância também! Ou você acha que os sistemas LMS estão livres de ataques?

Mas isso é assunto para outro dia, hoje vou terminar de fazer a revisão no sistema. Amanhã voltamos com os textos de costume, falando sobre colaboração online, ferramentas para educação e ensino a distância.

Leave a Reply