Tutoriais e guias em vídeos sobre o Moodle

Como trabalho diariamente como Moodle, uma das coisas que mais procuro na internet são tutoriais e guias para aprender novas funcionalidades sou “segredos” do sistema. Infelizmente ainda não existem livros em português sobre Moodle, mas tenho os dois livros publicados pela Packt Publishing em língua inglesa, que por sinal são muito bons! O problema dos livros é que eles ficam desatualizados logo, principalmente com ferramentas como o Moodle, que tem um ciclo de lançamento curto. Como resolver o problema? Procurando por dicas e tutoriais na internet!

Foi ai que encontrei o fantástico Moodle Tutorials, uma rede social nos mesmos moldes do YouTube, mas totalmente voltada para o aprendizado do Moodle. Se os seus docentes conseguem entender razoavelmente inglês, você pode usar uma seqüência de vídeos do sistema, como um treinamento completo no Moodle.

Moodle 1.9

O material pode ser aproveitado e adicionado em Blogs ou outros sistemas LMS. Então, você precisa apenas fazer a seleção dos vídeos necessários para um treinamento e apresentar o material em uma seqüência lógica de aprendizado. Não adicionei vídeos aqui, pelo fato do código ter se comportado de maneira estranha como WordPress, mas dentro de uma Página Web do Moodle as coisas devem ser mais estáveis.

Para pesquisadores e professores de universidades federais e particulares que fazem especialização em EAD, esse tipo de recurso é fantástico. Eu mesmo já montei uma pequena seqüência com os vídeos, para montar apresentações e treinamentos, com o objetivo de atualizar os conhecimentos da equipe de EAD com o Moodle 1.9.

Para facilitar a vida de quem precisa dos tutoriais o sistema disponibiliza a classificação do conteúdo em canais e tags. Por exemplo, existe um canal específico sobre o Moodle 1.9 apenas com vídeos relacionados às novidades dessa versão!

Outros canais envolvem o uso do Moodle para:

  • Estudantes
  • Professores
  • Administradores do sistema
  • Avaliações e questionários
  • Wikis

Com esse tipo de recurso fica difícil dizer que é impossível ou trabalhoso aprender o Moodle. Quer saber o melhor de tudo? Todo o material do sistema é disponibilizado de maneira gratuita! Não há necessidade de contratar consultorias ou treinamentos externos, você só precisa entender de maneira razoável as orientações em inglês existentes no vídeo.

Leave a Reply