Moodle ou Blackboard: Quem é melhor?

O Moodle é sem sombra de dúvidas o terror de todos os vendedores de sistemas LMS proprietários, aqui no Brasil e ao redor do mundo. Depois dele, apenas o Sakai gera tanta inquietação entre os revendedores de sistemas LMS. Como é que uma instituição de ensino escolhe um sistema LMS? Quais os parâmetros usados? Na verdade, isso é um assunto um tanto quanto complexo, na maioria dos casos quem faz essa escolha é o setor responsável pela tecnologia da informação na instituição. Então, o setor de ensino em conjunto com os professores não tem nenhuma influencia na escolha.

Quando partimos para mercados mais maduros no chamado e-learning, a competição entre sistemas é mais acirrada ainda. Se você está nessa situação, precisando escolher um sistema LMS, mas está em dúvida, encontrei um ótimo artigo referente à comparação de desempenho entre o Moodle e o Blackboard. Para quem não conhece, o Blackboard é um sistema LMS muito famoso e com grande número de usuários, em universidades americanas. Mas, ele é um sistema pago, e muito bem pago por sinal, o que faz com que o Blackboard seja pouco usado no Brasil.

Blackboard LMS

O experimento descrito no artigo é muito interessante, nele um mesmo grupo de alunos e professores foram submetidos à experiência de usar o Moodle e o Blackboard, para as suas atividades acadêmicas. Apesar de ser datado de 2005, o experimento é muito interessante pela riqueza de detalhes e situações abordadas. Por exemplo, eles abordam no final da pesquisa uma análise da usabilidade da interface e facilidade de interação do sistema como um todo. Tanto do ponto-de-vista do professor como do aluno.

Esse sim é um relatório que pode ser usado como base de comparação, para a escolha de um sistema LMS. Qual o resultado final? Se você não quiser ler o artigo, já posso adiantar que o Moodle teve leve vantagem no final, o que é muito bom, considerando que o seu custo é zero.

Esse é mais um estudo que aponta o Moodle como senda a melhor escolha entre os sistemas LMS. Se eu tivesse que recomendar um LMS, esse seria com certeza o Moodle ou o Sakai. Acho que o mesmo estudo fosse realizado hoje, a vantagem seria maior. Afinal, eles usaram o Moodle 1.5 para a pesquisa, hoje as ferramentas e funcionalidades do sistema estão muito mais aprimoradas.

Leave a Reply