Dicas para apresentações e palestras: Como fazer certo!

Existem várias maneiras de treinar e melhorar as suas habilidades, como palestrante ou professor, entre elas está à prática da oratória. Mesmo que seja sozinho em casa, em frente a um espelho, qualquer tipo de prática é interessante. Outra opção é assistir ao máximo de palestras e apresentações que você puder. Compare as suas habilidades com as de outras pessoas, veja os erros que eles cometem e destaque as coisas boas. Observar e se espelhar em palestrantes profissionais é uma ótima e barata opção de praticar. Para quem entende um pouco de inglês, o YouTube está cheio de vídeos no melhor estilo auto-ajuda para ensinar e divulgar o trabalho de palestrantes profissionais. Mesmo os vídeos tendo o objetivo claro de vender a palestra do profissional, podemos observar algumas dicas interessantes em alguns deles. Na última semana, encontrei esse ótimo material promocional de um palestrante chamado Douglas Jefferys, que pelo visto é especialista em apresentações. Podemos usar a própria palestra dele como exemplo, ele dosa muito bem o assunto com humor e contextualização. Um dos principais alvos dele, que servem para qualquer cultura, são os políticos que podemos utilizar como pretexto para piadas. Bem, assista a apresentação:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=whTwjG4ZIJg[/youtube]

Os pontos sobre os quais ele aborda estão relacionados mais a oratória do que os slides usados como apoio. Além dos dados apresentados, sobre o medo das pessoas em falar para um público, que é interessante até para mostrar em treinamentos, algumas dicas chamam a atenção:

  • Pausa: Ninguém agüenta uma pessoa que começa a falar e não pára mais. Sempre que for possível, termine de comentar uma sentença ou parte da sua apresentação com uma pausa de alguns segundos. Isso dá tempo para que a platéia ou seus alunos possam refletir e pensar sobre o assunto. Mesmo que seja rápida, essa pausa ajuda muito, posso dizer por experiência própria.
  • Cuidado com gestos: Você deve maneirar na quantidade de gestos utilizados durante as apresentações. Gesticular com os braços não é errado, mas o excesso pode tirar a atenção da sua apresentação. Colocar as mãos nos bolsos também deve ser feito com cuidado, isso pode passar a impressão que você não está à vontade na apresentação.

Apesar de ser curto, o vídeo resume algumas técnicas e habilidades necessárias a qualquer pessoa que precise fazer apresentações. Seja um professor que precise ministrar uma aula, ou um profissional que necessita fazer uma apresentação na empresa.

7 Responses to “Dicas para apresentações e palestras: Como fazer certo!”

  1. Weller Marcus on May 21st, 2008 at 8:19 pm

    Muito obrigado estas dicas são de suma importancia pra mim…
    e vou pedir um favor se nõ for abuso… rsrsrsr…
    sou aluno de biomedicina em MT, e quero fazerum projeto para ministrar palestras.
    gostaria muito se desse umas dicas de como fazer este projeto… Valeu mesmo abraço!!!

  2. jessica pereira silva on October 3rd, 2008 at 2:51 pm

    essas dicas foram de grande ajuda para mim..
    que estou iniciando em minha profissão.. e sempre bom estar atualizada.
    atenciosamente Jessica

  3. Anselmo Leandro Correa on December 16th, 2008 at 8:54 pm

    Gostei das informações, às quais são muito válidas, muito interessante. obrigado.

  4. Tenho uma loja de produts naturai, e ja fiz curso de oratoria, como falar em publico, teno grande facilidade em falar em publico e quero me transformar em palestrante. pesquiso sobre a qualidade de vida no trabalho x alimentaçao. tenho feito palestras em faculdades, empresas, mas ainda estou sem saber como faço para alavancar este lado profissional meu, por enquanto estou fazendo as palestras sem cobrar, como eu faria para me tornar esta profissional ????

  5. Beto
    Sou ex toxico dependente( ex-drogado ), e tenho uma obra literaria que aborda a problematica da juventude nas drogas.
    Tou pencando em fazer palestras nas escolas e nao sei commo fazer…

  6. Olá prazer Max! Eu sofri um acidente automobelistico e fiquei paraplégico. Não tenho nem um curso superior, porem eu era atleta de auto nivel, fui campeão Brasileiro,Sul Brasileiro, Paranaence, etc.. Quero começar dar paléstra de motivação p/ crianças e adultos. Gostaria de ser ajudado se for pocivel! Estou sendo comvidado p/ ir na univercidades colégios, p/ contar minha história de vida, e como é a vida de um poardor de deficiencias. Gostaria de ser ajudado! Grato Max Mülling moro em Marachal Rondon-PR.

  7. obrigado por essas dicas de palestras sou uma aluna de setima série e gostos de fazer palestras de trabalhos . interessante não é , apenas tenho 13 anos> obrigado . gabrielle

Leave a Reply