Estudando inglês com o auxílio de podcasts

Hoje em dia saber inglês não é mais diferencial em currículos, se tornou uma obrigação. Com a facilidade no acesso a informações na internet e redes sociais, uma pessoa interessada m fazer pesquisas apenas na sua língua nativa, fica limitada em conhecimento e pesquisa. Sempre digo e incentivo meus alunos a estudar, ler e praticar a língua, para poder aproveitar com mais eficiência os recursos e possibilidades da internet. Agora, se você quiser praticar conversação na língua inglesa o processo fica um pouco mais complicado. Para ler é necessária apenas uma pessoa, mas para conversar sem interação, fica difícil.

Mas nem tudo está perdido, ainda existem alguns recursos que podem auxiliar o estudo e prática da conversação em língua inglesa. Um dos recursos que mais gosto são os Podcasts sobre a língua inglesa.

Aprendendo inglês

Sou assinante de vários desses programas, que possibilitam escutar conversações e até mesmo simular uma conversa.

Como funciona esse podcast e como ele pode ser usado para estudar? Funciona assim, uma pessoa grava em MP3 uma conversação ou narração. O procedimento é muito semelhante ao que acontece em um programa de rádio. Depois ele publica o conteúdo na internet e permite que pessoas assinem o conteúdo, para ficarem sempre atualizadas.

Se você quiser assinar um desses serviços, recomendo o English as Second Language. Ele é um podcast gratuito que ensina pessoas a falar inglês de forma fácil. Apesar de ser produzido por um americano, que tem uma pronuncia do inglês um pouco mais difícil de entender, o autor toma o cuidado de falar pausadamente, para que não haja dúvida no entendimento.

Para facilitar ainda mais, as pessoas que fizerem o download dos arquivos de áudio, podem acessar a transcrição dos diálogos, para acompanhar a narração com base no texto.

Toda semana existe um novo episódio. Cada episódio é focado em uma situação específica, como os termos usados na internet ou até mesmo como se expressar e tirar dúvidas em inglês? Os autores do Podcast são o doutor Jeff McQuillan e a Dra. Lucy Tse.

O mais interessante é que essa é uma ferramenta do chamado móbile learning, ou o também conhecido m-learning. Como a maioria dos telefones, hoje em dia, reproduz arquivos de áudio, fica muito fácil estudar inglês a qualquer hora e de maneira gratuita.

Leave a Reply