Glossário: Recurso ou atividade para avaliação?

A diversidade e variedade dos recursos disponibilizados por um bom LMS, como o Moodle, podem ser a salvação de uma estrutura em EAD com pouca interação. Mas pode ter um efeito contrário em professores ou planejadores de disciplinas, que não estejam preparados para trabalhar com tantos recursos. Vamos usar como exemplo o próprio Moodle, que disponibiliza um recurso chamado glossário. Ele pode servir tanto para o professor apresentar conteúdo, ou para que os alunos demonstrem conhecimentos em atividades práticas. O problema é encaixar isso dentro de uma aula.

Glossário

Um glossário pode servir como base de consulta para os alunos, então ele é quase um dicionário. Seria muita pretensão imaginar que os alunos poderiam aprender algum conceito ou assunto complexo, apenas lendo os termos técnicos. A melhor opção é usar o recurso como apoio nesse caso.

No Moodle e em outros sistemas LMS, existe a possibilidade do professor criar um glossário que permita a colaboração dos alunos. Então, com um planejamento prévio, o professor pode elaborar uma atividade, em que os alunos individualmente possam adicionar termos ao glossário. Todas as contribuições dos alunos podem ser avaliadas, inibindo o famoso copiar e colar.

O ideal para que tudo fique bem organizado é que você faça um planejamento prévio antes de implementar a atividade. Eu já fiz isso e o resultado foi ótimo. Veja alguns pontos importantes que devem ser observados no uso desse tipo de recurso:

  • Cada aluno só pode adicionar um número limitado de termos
  • Esse deve ser um trabalho individual
  • Deve haver um período de tempo fixo, para que os termos sejam adicionados ao glossário
  • Sempre crie um glossário separado para essa atividade, nunca misture com o glossário geral da sua disciplina

Tenha cuidado com o prazo, ele é fundamental para o sucesso da atividade. Caso ele não exista, os alunos não ficam estimulados a participar. Com um prazo bem calculado, eles têm tempo de pesquisar e participar.

A melhor parte desse tipo de atividade é que o professor pode começar a fazer um banco de definições, para aproveitamento em futuras disciplinas.

Leave a Reply