Novas ferramentas para professores e gestores no Moodle 1.9

O Moodle ganhou uma atualização na última semana e como parte do trabalho de qualquer gestor em EAD, que trabalha com essa ferramenta, estou fazendo testes e mais testes para avaliara s novidades, antes de implementar a versão 1.9 em ambiente de produção. Como eu já havia mencionado, as melhorias estão relacionadas ao código fonte, mas algumas são mais visíveis ao usuário final. Resolvi mostrar algumas delas aqui nesse artigo, para exemplificar algumas das melhorias. Use essas informações para avaliar uma possível atualização ou quem sabe uma migração para o Moodle.

Na parte de instalação, que não é usada por professores, apenas pelos administradores do sistema, já podemos perceber uma das maiores mudanças em termos visuais. Agora é possível usar bordas arredondadas nos temas. Isso deixa a interface mais agradável, por padrão. Caso você quisesse esse visual para seus cursos, teria que fazer alterações no código.

Moodle 1.9 Bordas redondas

Depois de instalar sistema, podemos visualizar o mesmo com um novo tema, especialmente criado para exibir as bordas arredondadas.

Moodle 1.9 Interface

Logo na página inicial, um ótimo recurso para quem administra o Moodle, a possibilidade de fazer favoritos de páginas. Assim o gerenciamento de cursos e aspectos relacionados ao próprio Moodle, pode ficar mais prático. Se você identificar uma área do Moodle que precise de mais edição, será possível marcar essa página para facilitar o acesso. Para quem precisa fazer o gerenciamento de sistemas com grande quantidade de cursos e alunos, esse recurso pode agilizar em muito acesso a áreas do sistema.

Moodle 1.9 Administrator Bookmarks

Agora um recurso para facilitar a vida de professores e tutores. Cada aluno ou curso pode receber anotações personalizadas. Essas anotações são divididas em três categorias, como mostra a imagem abaixo:

Moodle 1.9 anotações

  • Site Notes: Os textos adicionados aqui podem ser visualizados em todo o Moodle. Por exemplo, uma observação feita por um professor aqui, pode ser visualizada por professores de outras disciplinas ou cursos.
  • Course Notes: Aqui temos anotações que ficam restritas apenas a um curso ou disciplina. Apenas os professores ou tutores da mesma disciplina podem visualizar o conteúdo.
  • Personal Notes: Para finalizar temos as anotações individuais, visíveis apenas para o autor do texto. Assim um professor pode fazer observações individuais sobre um aluno.

Por último, um recurso interessante que potencializa o Moodle como uma rede social para educação, cada perfil de usuário agora pode receber as famosas tags. No perfil isso é chamado de “Lista de interesses”, os alunos devem adicionar as palavras separadas por vírgulas.

Moodle 1.9 tags

Essas são apenas algumas das novidades do Moodle 1.9, assim que for descobrindo mais coisas eu publico aqui em novas análises. Lembre de avaliar as ferramentas e a compatibilidade com o seu tema, antes de fazer uma atualização, para evitar maiores problemas.

Leave a Reply