Como criar conteúdos para cursos de Direito?

Um grande desafio para qualquer designer instrucional é adequar conteúdos a determinados nichos e públicos, com necessidades e comportamentos completamente diferentes. É muito parecido com o processo de criação de material, para diferentes culturas. Um texto pode ser muito bem compreendido e até ficar engraçado para uma cultura, mas pode se transformar em monótono ou até mesmo ofensivo para algumas pessoas. Quem trabalha com a construção de material educacional, para cursos de graduação passa por esse tipo de problema. Por exemplo, cursos diferentes exigem abordagens e linguagens diferentes para que não aconteça esse tipo de problema.

Imagine os públicos dos cursos de Direito e Publicidade? Mesmo que o nome de uma disciplina ofertada em comum para ambos os cursos seja o mesmo, como acontece em várias faculdade/universidades, a abordagem precisa ser diferente. Para o pessoal de Direito o texto deve ser sério, com um português mais elaborado e que possa usar aqueles termos que os advogados gostam tanto de usar.

Já para o pessoal de Publicidade, o texto pode ser mais despojado, com um português correto ainda mais a linguagem seria diferente.

Esse é um desafio dificílimo, que alguns profissionais às vezes acabam ignorando por ser muito complexo. Bem, hoje não vou passar nenhuma receita mágica com a solução do problema, que não seja elaborar múltiplos materiais, mas encontrei um ótimo texto que ajuda a preparar material para cursos de Direito.

Infográficos para advogados

O texto é um pequeno manual, de autoria de um designer chamado John Emerson, que teve como objetivo explicar o processo de criação de material instrucional, mais especificamente infográficos para advogados.

Será que eles pensam de maneira diferente? Leia o texto para descobrir, eu li o documento por completo e achei interessante. Até porque ele mostra vários aspectos relacionados à criação de infográficos, antes de abordar especificamente o assunto. A introdução é generalista, deixando o texto ainda mais interessante.

Se você quiser conferir o texto, que é distribuído de maneira gratuita no formato PDF, clique nesse link para fazer o download. Texto obrigatório para qualquer pessoa interessada em design instrucional!

Leave a Reply