Wikinomics: Colaboração online para professores?

Sempre que preciso orientar alguma pessoa a usar as novas tecnologias de colaboração online, acabo caindo no problema de ter que explicar para essa pessoa tudo que está acontecendo nos meios de comunicação hoje em dia. Faça o teste você mesmo, pergunte para alguém se ele conhece o que são Wikis, qual a sua função e como as Wikis podem ajudar na nossa produtividade?

Uma coisa que costumo fazer é sempre indicar livros ou leituras complementares, ao menos para os colegas professores que estão interessados em conhecer essas novas ferramentas de comunicação.

No final do ano passado, tive oportunidade de ler o livro Wikinomics, que se revelou até interessante para professores, mesmo sendo direcionado para a área de negócios.

Wikinomics

O livro explica como vários segmentos do setor produtivo utilizam as modernas tecnologias de comunicação, para gerar conteúdo e utilizar a inteligência coletiva para diminuir custos e produzir mais.

Mas como isso pode ajudar na área de ensino? Os autores do livro abordam a área de pesquisas médicas, mas o mais interessante mesmo é a contextualização com exemplos reais. Quando eles abordam a produção coletiva de bens materiais, alguns exemplos interessantes como as fábricas de motocicletas da China e o novo 787 da Boeing são explicados em detalhes.

A contextualização é uma ferramenta poderosa para que pessoas, sem ligação com a área de tecnologia entendam o impacto do software livre e como empresas como a IBM se aproveitam disso. E o que dizer do impacto dos Blogs na comunicação e desenvolvimento de produtos?

Bem, mesmo não usando exemplos diretamente relacionados ao ensino, com um pouco de reflexão sobre os exemplos apresentados é possível adaptar muitos conhecimentos para o cotidiano das instituições de ensino.

No início do ano fiz uma palestra para os professores da instituição de ensino em que trabalho, em que aproveitei vários dos exemplos passados no livro para enriquecer a palestra. Como o assunto era “Colaboração Online para educação”, alguns exemplos ajudaram os participantes a entender melhor o impacto de Wikis, Blogs, Redes Sociais e RSS.

Enfim, o livro é a minha primeira recomendação quando me perguntam sobre material para leitura sobre essas ferramentas que sempre estou comentando aqui no Blog.

Leave a Reply