Apresentação sobre pensamento visual e criatividade

Agora que o carnaval já terminou, podemos voltar a nossa programação normal, inclusive nos preparando para o semestre que está realmente para começar. A maioria das instituições de ensino deu início as suas atividades no último dia 11, mas muita gente já começou as atividades acadêmicas no dia 07/02. Para me preparar para as novas aulas e assuntos que irei abordar e trabalhar, durante esse semestre em sala de aula e nas atividades como designer instrucional, estava pesquisando material que pudesse me passar um embasamento sobre pensamento visual. Foi quando encontrei essa ótima apresentação no Slideshare.net, falando sobre pensamento visual e criatividade.

O que realmente me chamou a atenção na apresentação foi a tagline, que é assim, em tradução livre: “O que podemos aprender com Peter Pan e Willy Wonka”. Achei muito interessante a escolha dessa frase, que ao mesmo tempo pode passar um ar de informalidade e surpresa, mas mostra que o conteúdo da apresentação tem forte embasamento na criatividade, com base na personalidade dos dois personagens.

Além de a apresentação ser muito bem produzida, ele segue todas as recomendações sobre produção de bons slides para PowerPoint, com uso intenso de imagens e fontes muito bem escolhidas.

Por um lado, acabei me decepcionado com o conteúdo, mas fiquei surpreso com a qualidade visual da apresentação. Muito provavelmente o autor deve ter usado os slides apenas como suporte, deixando a parte do conteúdo para a parte falada da apresentação.

Como palestra motivacional, para instigar funcionários ou alunos a usar a criatividade, o material até que ajuda com os mitos sobre o pensamento criativo. Mas sobre pensamento visual, temos poucas referências.

Então, se você é professor ou precisa fazer uma apresentação sobre criatividade, pode se basear nas idéias do autor para montar a sua aula ou treinamento. Para as outras pessoas, os slides servem de exemplo de como deve ser uma boa apresentação em slides, no que diz respeito à parte visual. Antes que eu esqueça, visitando o slideshare, você poderá fazer o download dessa apresentação em PDF.

Se você for usar o slideshare, que tal mandar algumas das suas apresentações para lá também? Como rede social, ela depende de usuários ativos para manter uma boa base apresentações. Lembre que hoje você está sendo ajudado pelo esforço de alguém, mas um dia outra pessoa pode precisar da sua ajuda. As minhas apresentações estão lá! E estou mandando mais na semana que vem.

Leave a Reply