Como criar bons objetivos?

Ontem falei sobre a importância dos objetivos educacionais na elaboração de qualquer curso ou treinamento. Imaginando que a mensagem foi recebida e aceita, agora você deve estar se perguntando; como fazer bons objetivos? Agora é que vem a parte divertida do processo, que é efetivamente pensar nesses objetivos. Como parte do design de qualquer treinamento ou curso, até mesmo de material escrito, você deve se perguntar algumas coisas antes de trabalhar nos objetivos. Isso deve ser trabalhado depois que você tiver definido o público-alvo para o seu treinamento ou curso. Caso contrário o objetivo pode ficar falho.

Objetivos educacionais

Você deve pensar nos seguintes aspectos, antes de definir objetivos:

  • Aprendizagem: Aqui será necessário refletir sobre as necessidades dos alunos, ou o que eles precisam aprender? Qual habilidade cada um deve desenvolver ao longo do curso?
  • Contexto: Aprender uma nova habilidade ou conceito não é suficiente, também é preciso pensar no contexto em que isso será usado. Por exemplo, caso o curso ensine técnicas de gestão empresarial, qual o ambiente e contexto socioeconômico em que isso será usado? Esses conhecimentos devem ser aplicados para reduzir custos? Aumentar a eficiência dos funcionários? Diminuir o tempo de atendimento?
  • Tempo: Qual a restrição de tempo para o curso? Quanto tempo você tem para ministrá-lo? Esse dado é importante e pode forçar uma grande revisão nos objetivos.
  • Avaliação: Aqui precisamos definir o mecanismo que mostra ou prova ao professor que os objetivos foram alcançados. Como esses alunos devem ser avaliados? Usando laboratório? Prova escrita? Modelos de comparação visual?

Depois que você refletir sobre todos esses aspectos, será possível partir para os objetivos gerais do curso. Para facilitar ainda mais a definição dos objetivos, podemos segmentá-los em primários e secundários. Na maioria dos casos, o objetivo primário mostra uma visão geral do curso seguida por um detalhamento maior nos objetivos secundários.

Algumas pessoas usam mais níveis para segmentar os objetivos, mas isso cabe a você definir. Não existe uma regra fixa.

Agora que você já sabe como começar a definir objetivos educacionais, pode preparar melhor os seus treinamentos e cursos. Isso vale também para palestras e apresentações, que podem ser encaradas com pequenos cursos. Ou você acha que as pessoas não aprendem nada com as suas apresentações? Pois talvez seja hora de começar a pensar em agregar valor às apresentações.

One Response to “Como criar bons objetivos?”

  1. Estou pretendendo criar um curso de reforço ou preparação para concursos on-line e em tempo real.
    Que conselhos o Sr. poderia me dar e se tem alguma forma de oficializar(registrar no MEC ou qualquer outra forma de formalizar).
    Também gostaria de saber como criar um curso presencial EJA.
    Desde já.
    Grato.

Leave a Reply