Como lidar com conteúdo inapropriado em ambientes de educação a distância?

Cada vez mais os professores e profissionais que lidam com EAD, precisam aprender a lidar com uma verdadeira praga em ambientes eletrônicos, o conteúdo inapropriado. Isso acontece principalmente em dois tipos de ambientes, nos fóruns abertos nos sistemas LMS e nas Wikis. Em ambos os ambientes são os próprios alunos que adicionam informações, nas Wikis então o problema é ainda mais sério. Como teoricamente todos os alunos podem editar as páginas, em algumas situações é inevitável nos depararmos com material impróprio, ou que não tem relação nenhuma com o conteúdo das aulas. A pergunta que todos se fazem é; o que fazer?

Conteúdo inapropriado

Algumas instituições de ensino inclusive apresentam um pequeno termo, para que os alunos atestem estar cientes de que a publicação de conteúdo inadequado pode acarretar em exclusão dos ambientes de EAD. Pode até parecer uma atitude um tanto quanto drástica, mas isso abre a possibilidade de suspensões digitais para os alunos usem o espaço para o vandalismo.

Por mais que isso seja remediado, usando esse tipo de aviso, a maioria das intuições só consegue se livrar desse tipo de conteúdo, com o monitoramento constante do ambiente. Além do monitoramento, o conteúdo de ambientes colaborativos, como as Wikis, deve ser restrito enquanto ainda está sendo construído. Assim que o conteúdo atingir um grau de maturidade suficiente, ele deve ser congelado pelo administrador do sistema.

Esse é o policiamento usado pela Wikipédia, que também sofre esse tipo de vandalismo por pessoas interessadas em distorcer as informações. Os verbetes que atraem mais vândalos digitais são os voltados a fatos históricos e assuntos políticos. Alguns desses artigos não precisam mais de contribuições, o seu conteúdo já está completo. Então os administradores congelam a sua edição para evitar edição mal-intencionada do verbete.

Em ambientes educacionais, esse tipo de tarefa pode ser desempenhado pelos próprios alunos. Os chamados monitores de conteúdo devem ter acesso freqüente à internet, para acompanhar a edição e adição de conteúdo aos artigos.

Então aqui vai uma pequena lista de ações necessárias, para evitar problemas com conteúdo inapropriado:

  • Avise aos usuários sobre as penalidades, para quem adiciona esse tipo de conteúdo.
  • Algumas regras e limites devem ser estipuladas e comunicadas aos usuários
  • O acesso aos artigos e ambientes deve ser restrito, para evitar constrangimentos. Isso vale para Wikis, Blogs e o LMS.
  • Selecione alunos para atuar como monitores online. Eles devem policiar o ambiente.

Leave a Reply