Como fazer um quadro interativo de baixo custo? Use o Wiimote!

Já falei sobre o uso das famosas smartboards ou quadros interativos aqui no Blog. Quem trabalha com educação e já teve a oportunidade de usar um desses quadros, sabe a vantagem didática em interagir em tempo real com os elementos projetados nele. O quadro funciona de maneira semelhante a um projetor, mas podemos interagir com as mãos ou canetas especiais, de maneira que podemos até escrever apresentações e gráficos, em slides do Powerpoint em tempo real! Isso mesmo, apresentações em slides manuscritas.

O impeditivo para que um grande número de pessoas utilize essa tecnologia, para aulas e apresentações é o preço. Esse tipo de equipamento pode chegar a custar 15 mil reais. Não é qualquer instituição de ensino ou empresa que pode bancar.

Mas agora é possível improvisar esse tipo de quadro, usando um conjunto de peças inusitado. Se você não conhece, a Nintendo possui hoje um videogame com um acessório revolucionário chamado Wiimote. Com ele é possível interagir com os jogos, apenas com os movimentos das mãos.

Pois uma pessoa chamada Johnny Lee, descobriu uma maneira de produzir um quadro interativo, usando o Wiimote e uma caneta improvisada, com materiais selecionados por ele mesmo. Ele fez a gentileza de produzir um vídeo, mostrando como é possível fazer a proeza:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5s5EvhHy7eQ[/youtube]

Vídeo

Impressionante o que é possível fazer com um pouco de criatividade. Podemos até improvisar em cima de uma mesa, projetando a imagem da apresentação sobre ela.

Qual o segredo para que isso funcione?

  • É necessário conectar o Wiimote ao computador usando Bluetooth
  • O software de controle para a interação deve estar instalado
  • O sensor do Wiimote deve estar apontando para a superfície em que acontece a projeção
  • O apresentador precisa usar uma caneta que projete luz infravermelha

O custo desse tipo de equipamento é realmente baixo, um Wiimote custa aqui no Brasil, aproximadamente 150 reais e a caneta, segundo o autor custa 50 dólares para produzir.

Se você tem espírito aventureiro e quer tentar, faça a sugestão na sua faculdade. Quem sabe até não se transforme em um projeto de pesquisa acadêmico.

O importante é que com esse tipo de equipamento, podemos levar interatividade para mais salas de aula. Para mais informações, sobre configuração e softwares necessários, visite o web site do Johnny Lee.

One Response to “Como fazer um quadro interativo de baixo custo? Use o Wiimote!”

  1. Romualdo Bona Sousa on April 18th, 2008 at 8:25 am

    olha só, encontrei o controle para vender, mais quando compramos o controle não vem esse CD! que Software é esse? você saberia informar?

Leave a Reply