Apresentações em Powerpoint: A regra do 10/20/30

Mais uma técnica para melhorar as suas apresentações em PowerPoint! Estou fazendo um apanhado de técnicas e dicas, para ministrar alguns treinamentos para professores que gostariam de aprimorar as suas aulas. Muitos de nós acabamos por produzir apresentações sem apelo, monótonas e que não estimulam a audiência a acompanhar os assuntos apresentados. Muito desse problema está relacionado à concepção da apresentação, que é criada de maneira despreocupada e com muito texto.

Uma técnica, ou melhor, regra chamada 10/20/30 promete acelerar e deixar o processo mais interessante. Essa regra lida com o layout, tempo e design dos slides.

Dicas para apresentações e palestras: A regra do 10/20/30

O processo é extremamente simples, veja o que significa cada um dos números:

  • 10: Esse número determina a quantidade máxima de slides que uma apresentação deveria ter. Aqui o poder de síntese do apresentador será posto em prática! Mas calma, não é necessário fazer mágica aqui, precisamos apenas tomar cuidado com o que será escrito em cada slide. Assim a mensagem pode ser passada de maneira eficiente.
  • 20: Aqui temos o tempo máximo em minutos, que toda apresentação em slides deveria respeitar. Com um número reduzido de slides, essa não será uma tarefa difícil.
  • 30: Por último, temos o tamanho da fonte usada para os slides. Sim! Com uma fonte de tamanho 30, pouco texto pode ser inserido em cada slide no PowerPoint.

Quais os benefícios em seguir essa regra? Os benefícios são vários, mas o maior de todos é que você precisará se preparar para a apresentação. Um ponto positivo, em relação à limitação de textos na apresentação, você não poderá escrever o que vai falar! Encare isso como uma maneira inteligente, de forçar um diálogo com a audiência. Para fazer uma apresentação sobre qualquer assunto, supõe-se que você domine o assunto. Então não será problema!

Mas e o tempo? Como os professores podem usar essa regra, para uma aula de 60 minutos? Aqui temos outra vantagem, com tempo de sobre depois da apresentação, o espaço está aberto e disponível para o debate! Essa é uma ótima oportunidade para discutir e enriquecer o assunto em sala de aula.

Seguindo essa regra simples, será possível melhorar as suas apresentações em PowerPoint ou Impress. Agora é só colocar a mão na massa.

One Response to “Apresentações em Powerpoint: A regra do 10/20/30”

  1. […] dicas de Power Point A Regra do 10/20/30 Quinze Dicas para o Power […]

Leave a Reply