Planejando o próximo semestre de aulas

O final do ano está chegando, com ele vem uma parte do trabalho dos professores que a maioria não gosta fechar os resultados dos alunos, fazer as famosas recuperações, ou como alguns gostam de chamar; nova oportunidade de avaliação. Além dessas atividades de praxe, os professores devem agora refletir sobre esse semestre que passou, para que seja possível potencializar os acertos e eliminar os eventuais erros. Esse é um ótimo momento para começar a pensar, nas iniciativas tecnológicas que você como docente pode começar a usar no próximo semestre. Que tal começar uma Wiki? Um Blog? Um Podcast? A tecnologia esta ai, só precisamos começar a usar.

Quadro verde - Sala de aula

Como começar? Quais os primeiros passos? Para começar uma iniciativa como essas, recomendo primeiro montar um pequeno plano de ação, com base no seu plano de aula ou treinamento.

As pessoas que realizam treinamentos corporativos também podem se beneficiar desse tipo de iniciativa.

A análise do plano de ensino ou ementa do seu curso deve servir para identificar os pontos passíveis de interação a distância. Os melhores pontos para realizar essa interação são os que envolvem contextualização. Por exemplo, se você ministra aulas sobre geografia, pode marcar uma parte da ementa para tecer comentários, sobre matérias na imprensa, que abordem o assunto.

Se você ministra aulas sobre matemática, comece a procurar infográficos ou material de referência, sobre aquelas fórmulas complexas, para publicar em um blog, para os seus alunos em momento oportuno.

O bom de usar a tecnologia é que podemos nos planejar para usar esses recursos, de maneira a facilitar o aprendizado. Para o pessoal da gestão, esse pode ser o momento de implementar Wikis na sua instituição. Fale com o coordenador do seu curso, caso você seja o coordenador melhor ainda, para que a equipe que cuida dos planos de ensino possa criar documentos colaborativos, usando Wikis.

As Wikis ainda podem ser aplicadas em sala de aula, no seu plano de ensino, localize aquele trabalho em equipe que os alunos precisam desenvolver programando o uso de uma Wiki, como suporte ao trabalho.

Esse é só o primeiro passo, fazer o levantamento dos assuntos passiveis de interação à distância. Veja os melhores:

  • Assuntos passíveis de contextualização
  • Material que possa ser explorado com conteúdo multimídia disponível na internet
  • Conteúdos que demandem polêmica e formem opinião
  • Assuntos relacionados à informática

Claro que isso não é simples de executar sem uma estrutura tecnologia. Se a sua instituição ainda não se preparou para isso, existem vários serviços gratuitos na internet, que disponibilizam Blogs e Wikis.

Agora é só selecionar os assuntos, para depois iniciar o planejamento. Não sabe quais os próximos passos? Nas próximas semanas publico mais textos sobre o processo de planejamento, para o próximo semestre. Com dicas para começar a trabalhar nesses ambientes.

Leave a Reply