Porque às vezes o Google não é a melhor opção para pesquisar material?

A fase de planejamento de uma disciplina ministrada a distância é uma das mais trabalhosas, para a equipe de produção. O professor responsável precisa prover o maior número de informações e links, para que seja possível montar a disciplina, com a maior quantidade possível de recursos para os alunos. O problema nesse ponto é que os professores muitas vezes não sabem usar, de maneira eficiente os recursos tecnológicos de pesquisa. Por exemplo, pesquisar material no Google, pode envolver alguns truques para encontrar o conteúdo que você precisa.

Muitas vezes, o próprio Google não ajuda a procurar material para cursos a distância. Isso porque a maior limitação nesse caso é a pesquisa apenas por textos, que faz o Robô do Google perder uma boa parte do material multimídia disponível na Web, como Podcasts, Infográficos e alguns vídeos.

Material EAD - Livros e conteúdo

Quando preciso orientar um grupo de professores, sobre como montar uma boa base de links, para procurar material tem sido uma rede social de favoritos. Nesse ponto o del.icio.us é imbatível. Você não conhece como funciona esse sistema?

Nesse tipo de sistema, os usuários podem armazenar os links de páginas que achem interessantes, para acessar a qualquer momento. Isso ajuda a guardar para sempre as páginas com material interessante. Mas o melhor não é isso. Quando armazenamos algum link no sistema, podemos atribuir a esse link, palavras-chave para facilitar a localização dos mesmos no futuro. Até ai nada de extraordinário.

O ponto chave é que podemos pesquisar os links armazenados por outras pessoas. Isso faz com que uma gama enorme de material, catalogado por outros usuários. Por exemplo, se um usuário achou algum infográfico interessante sobre controle de tráfego, pode ter armazenado o link nos seus favoritos. Como esse material geralmente é criado em Flash, impossibilita ao Google indexar os textos dentro dele. Mas se algum usuário armazenou o link com as palavras-chave corretas, podemos facilmente encontrar o material.

Percebeu como as coisas podem ficar fáceis?

Mesmo que você queira continuar pesquisando material no Google, recomendo uma visita ao del.icio.us, para montar uma boa base de material para EAD. Lembre que se você for usar a internet para ensinar, deve prover aos alunos a maior quantidade possível de recursos. A internet disponibiliza isso, o único problema é encontrar e organizar esses recursos.

Se você quiser continuar pesquisando material no Google, recomendo a leitura dos guias nesse web site. Ele apresenta várias dicas para pesquisa avançada no Google.

Leave a Reply