Livro sobre educação a distância: Como mensurar os resultados do EAD?

Vamos imaginar a seguinte situação, a sua empresa ou instituição de ensino implementa um sistema de educação a distância. Os funcionários ou alunos estão participando dos projetos e atividades propostas, respondendo aos questionários e lendo ao material indicado pelos tutores e professores. Tudo está indo muito bem, pelo menos aparentemente. Mas ai vem à pergunta; como determinar se a iniciativa de EAD está realmente funcionando? Como mensurar os resultados?

Esse é um tema complexo, que envolve a coleta de dados e estudos de inúmeras variáveis. Podemos até dizer que o aprendizado dos participantes é a melhor medida. Mas esbarramos em outros problemas. Todo o projeto de educação a distância, precisa ser planejado e executado de acordo com um planejamento rígido. Levando em consideração o assunto que está sendo abordado e as características dos alunos.

Livro Mensurar Sucesso em EAD

Aqui temos uma característica em comum com os testes de software. Às vezes os projetistas de interface, planejam uma determinada ação dos usuários, mas eles acabam fazendo algo completamente diferente. Então o projeto não está funcionando como deveria. Com EAD as coisas funcionam assim também. O professor pode planejar a disciplina de determinada maneira, mas os alunos acabam encontrando caminhos alternativos.

Mas como mensurar essas coisas? Para responder a essas perguntas, o E-learning Guild está lançando um livro, que dessa vez é pago, abordando técnicas para mensurar as iniciativas de educação a distância. Se você quiser conferir a introdução do livro, o primeiro capítulo está disponível de maneira gratuita para download.

Geralmente não faço propaganda de material pago, apenas indico downloads gratuitos. Mas como o E-learning Guild está constantemente oferecendo material e livros gratuitos, resolvi fazer essa divulgação. Sem mencionar que o assunto abordado pelo material é muito interessante.

Depois de analisar o sumário do livro que possui aproximadamente 260 páginas, podemos perceber que se trata de uma abordagem prática sobre o assunto. Inclusive com recomendações sobre como proceder para fazer a mensuração.

Agora se você ficou interessado em comprar, se prepare. O preço é exorbitante! A cópia em PDF do material custa 350 dólares. Se for o caso é mais indicado que seja um investimento que parta da instituição interessada em aprender a metodologia. Para saber mais sobre o livro, visite esse link.

Mesmo sendo de alto valor, pode ser de grande ajuda a formalizar uma metodologia de análise, para os resultados em grandes instituições e empresas. Principalmente as que não têm experiência com educação a distância.

Leave a Reply