Conferência gratuita sobre educação a distância

O que seria de um grupo de profissionais que trabalham com educação a distância, se eles precisassem realizar encontros presenciais para discutir tópicos importantes sobre EAD. Uma conferência ou encontro a distância deveria ser suficiente. Pois é isso que vai acontecer na conferência sobre treinamento corporativo, chamada de Corporate Learning: Trens and Innovations.

Essa é uma confência gratuita sobre EAD, direcionado para educação e treinamentos corporativos, mas que aborda as tecnologias de EAD, sendo possível aproveitar o seu conteúdo para a educação acadêmica. Como fazer para participar?

Conferência Gratuita sobre EAD

Se você estiver interessado em participar, visite a Wiki da conferência e use o link próprio para inscrição. As discussões são realizadas em fóruns. Não está claro se existirá alguma palestra em áudio. Claro que as discussões são realizadas em inglês, mas como a maioria das pessoas tem mais facilidade em ler e escrever em inglês, provavelmente isso não será uma barreira para a comunicação.

As discussões acontecem de 15 a 20 de Novembro. Mesmo estando a distância é bom respeitar os horários, caso você queira participar mais ativamente das discussões, até porque os “palestrantes” devem estar online para responder as perguntas e questionamentos. Para maiores informações sobre os horários, visite a grade disponível na Wiki.

Como tenho muito interesse nos assuntos abordados pelos participantes; Tony Karrer, Steve Mahaley, Gaurav Rastogi e Jai Ganesh.

O assunto abordado por Steve Mahaley o uso de ambientes virtuais e jogos na educação. Assunto que inclusive já foi abordado aqui com o uso do Second Life em ambientes educacionais. Vários aspectos importantes são abordados, como por exemplo:

  • Quais os passos necessários para começar?
  • Quem deve ficar responsável pelo ambiente?
  • Como fazer a moderação do sistema?
  • Qual o papel da tecnologia?

Os outros participantes falam sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 na educação, como Blogs, Wikis, RSS e Redes sociais. Como esse é um assunto que me interessa muito, pretendo estar presente para fazer várias perguntas aos mesmos.

Para participar dessas palestras, a organização recomenda que você já tenha conhecimento sobre essas tecnologias. Até porque ninguém abordará os conceitos sobre como funcionam nenhuma dessas ferramentas, apenas as suas aplicações práticas.

Quem sabe com o tempo também teremos encontros virtuais como esse aqui no Brasil ou em Portugal, para que possamos discutir as técnicas e ferramentas necessárias na educação a distância.

Leave a Reply