Como funcionam os questionários do Moodle?

Sempre que apresento o Moodle para professores em reuniões ou palestras, todos ficam encantados com dois recursos do mesmo. O primeiro recurso que chama a atenção é a possibilidade de passar tarefas com prazos determinados, que o próprio sistema gerencia. Então é possível passar uma tarefa e estipular o prazo de entrega, sem ficar se preocupando com alunos solicitando adiamento ou novas chances. Nesse ponto o Moodle é implacável! Se o participante atrasar a entrega, simplesmente fica sem a nota.

Outro recurso muito comentado é a possibilidade de criar questionários, que possibilitam a correção automática. Isso mesmo! Os professores precisam apenas fazer a configuração inicial, depois os alunos preenchem com as respostas e dependendo do tipo de pergunta, o próprio Moodle pode fazer a correção.

Questionários no Moodle

Os tipos mais comuns de questionários disponíveis no Moodle são:

  • Múltipla escolha: Nesse tipo de pergunta, o aluno deve escolher uma resposta correta, dentre várias opções apresentadas. Esse tipo é muito usado para fazer simulados para vestibular e concursos.
  • Verdadeiro e falso: Aqui o aluno precisa determinar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Como é muito utilizada em vestibulares, também é usada para realizar simulados.
  • Resposta breve: Com esse tipo de pergunta o aluno precisa passar uma resposta breve em texto. Nesse caso ele não pode escolher entre várias opções, mas sim digitar.
  • Associação: Aqui temos duas colunas com opções, em que o aluno precisa associar uma pergunta com a sua respectiva resposta.

Esses são apenas alguns dos tipos disponíveis.

Ainda existem mais opções interessantes para a realização dos questionários. Veja algumas das características que ajudam muito na realização de testes e avaliações:

  1. Os questionários podem ter tempo determinado para a sua realização. Por exemplo, podemos configurar um questionário para ser realizado em 90 minutos. Assim que o aluno começa a responder as questões, um relógio regressivo começa a contar, depois que ele chegar a zero o questionário se encerra.
  2. Para acessar as perguntas o professor pode configurar uma senha de acesso, que será passada aos alunos em momento apropriado, restringindo ainda mais o acesso.
  3. As perguntas podem ser classificadas em categorias, para melhor organização.
  4. O professor pode cadastrar qualquer número de perguntas, podendo utilizar um número aleatório de questões para criar questionários diferentes. Por exemplo, depois de cadastrar 30 perguntas o professor pode solicitar ao sistema para adicionar apenas 10 perguntas de maneira aleatória.

Essas são apenas algumas das opções dos questionários no Moodle. Mesmo que a sua instituição de ensino ou empresa não esteja preparada para disciplinas a distância, você já pode sugerir o uso do Moodle para testes e simulados. O melhor é que fica tudo em ambiente eletrônico, sem a necessidade de correção manual.

Essa é a tecnologia da informação que pode facilitar a vida dos professores.

Leave a Reply